O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), vai se reunir nesta segunda-feira (16) com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD-MG), em Brasilia (DF). A agenda servirá para debater a possível implantação de um gasoduto no Sul do estado. Simões viajará à capital federal ao lado de uma comitiva formada por prefeitos e deputados estaduais.
Pelo que apurou O Fator, a construção de um gasoduto no Sul de Minas é uma demanda dos prefeitos da região. O plano é obter apoio da pasta de Minas e Energia por investimentos para a construção do empreendimento.
Um dos trechos aventados para abrigar o gasoduto fica entre as cidades de Pouso Alegre e Jacutinga.
Os deputados estaduais participantes da comitiva são Lud Falcão (Podemos), Betinho Pinto Coelho (PV), Cássio Soares (PSD), Doutor Maurício e Zé Laviola (ambos do Novo).
Tráfego por caminhões
Hoje, o gás natural veicular (GNV) usado em cidades sul-mineiras é transportado por caminhões. Defensores da implantação do gasoduto afirmam que a estrutura tubular pode, além de diminuir o custo da tarifa paga por usuários desse tipo de combustível, incentivar a industrialização e expandir o uso de GNV ao longo da extensão da BR-381.
