A cúpula da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) cogita oferecer o título de doutor honoris causa ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A proposta ainda está em análise interna.
Pelo que O Fator apurou, a intenção é que a homenagem ocorra durante as comemorações do centenário do projeto de criação da universidade.
O projeto que originou a UFMG foi encaminhado ao Congresso estadual em 1925. A votação e aprovação aconteceram dois anos depois, em 1927, consolidando a fundação da instituição.
Além da possibilidade de realizar a homenagem durante as comemorações do centenário do projeto, outra alternativa em discussão é a entrega do título em evento alusivo ao aniversário da Constituição brasileira.
Lula já recebeu diversos títulos de doutor honoris causa de universidades brasileiras e estrangeiras desde o término de seu primeiro mandato. O primeiro título foi concedido pela Universidade Federal de Viçosa, em 2011. Recentemente, Lula também foi homenageado pela Universidade Paris 8, na França.
Até aqui, Lula nunca recebeu um desses títulos estando no cargo.