As chances de Marcelo Álvaro Antônio integrar o governo Zema

Deputado federal e ex-ministro do Turismo teve o nome cotado para assumir pasta na gestão mineira
Marcelo Álvaro Antônio foi ministro do Turismo entre 2019 e 2020. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

A possibilidade do deputado federal Marcelo Álvaro Antônio (PL) assumir uma secretaria do governo Zema existe, mas não deve se tornar realidade por agora. O Fator apurou que, de fato, interlocutores da gestão mineira aventaram a possibilidade de convidar o parlamentar, ex-ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro, para uma pasta, porém as tratativas não avançaram.

A informação de uma possível mudança na pasta de Cultura e Turismo, hoje ocupada por Leônidas Oliveira, foi publicada pelo site BHAZ. Apesar de a hipótese ter sido aventada internamente, não houve movimentação formal.

No comando da pasta desde 2021, Leônidas Oliveira é tido como um dos secretários mais próximos à cúpula mineira. Na semana retrasada, o secretário enfrentou problemas internos no governo por conta da inclusão de imóveis culturais na relação de bens oferecidos pelo governo à União, em meio às negociações do Propag. Leônidas foi pego de surpresa e entrou em atrito com outros membros do Estado. A situação se normalizou depois de conversar com o vice-governador Mateus Simões (Novo).

No entanto, interlocutores ouvidos por O Fator testemunharam discussões internas sobre o possível convite ao ex-ministro – não necessariamente para a pasta de Cultura e Turismo.

No governo, há o entendimento de que uma aproximação do PL é necessária, principalmente visando as eleições de 2026. Sem tempo de TV, mas com a máquina nas mãos, o Novo precisa de um partido forte para se aliar e reforçar a imagem do pré-candidato Mateus Simões nos lares mineiros. E, para muitos, o PL seria “a noiva ideal”.

Em entrevista a O Fator há alguns dias, o presidente da legenda em Minas Gerais, Domingos Sávio, confirmou que uma dobradinha do partido com Simões é uma possibilidade, embora ainda não tenha havido convites formais.

“Tenho ótima relação com Mateus e o PL defende uma aliança da direita para que não haja retrocesso no comando de Minas. Precisamos ter habilidade para que não surja um ‘novo Pimentel’. Estamos dialogando”, disse, na ocasião.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse