O conselho responsável por definir os agraciados com a Medalha de Honra Ministro Alysson Paolinelli, que reconhece destaques do agro em Minas Gerais, bateu o martelo quanto aos homenageados da edição de estreia do prêmio. Na lista de contemplados, estão, por exemplo, o deputado estadual Antônio Carlos Arantes (PL), o programa “Globo Rural”, da TV Globo, e o professor Luís Roberto Batista, da Universidade Federal de Lavras (UFLA).
Administrada pelo governo estadual, a Medalha Alysson Paolinelli tem 10 categorias. A comenda será entregue no próximo dia 29. A seguir, O Fator lista os contemplados:
- Pequeno produtor: Rubnei Santos Gomes (Rubi Queijaria);
- Médio produtor: Cézar Ramos Júnior (Empresa Natucentro);
- Grande produtor: José Maria de Oliveira(Café Campos Altos);
- Universidades e empresas de pesquisa e inovação: Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig);
- Jornalismo e comunicação agro: “Globo Rural” – TV Globo;
- Entidades, associações, cooperativas e empreendimentos agropecuários: Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda (Cooxupé);
- Pesquisadores e profissionais ligados à ciência: Luís Roberto Batista, professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA);
- Pessoas públicas e de governo: Antônio Carlos Arantes – deputado estadual do PL;
- Empresas agropecuárias e agroindústrias: Rocca – doce de leite;
- Jovem produtor: Hugo Faria Leite (Queijaria Roça da Cidade).
Considerado um dos expoentes da agricultura brasileira, Alysson Paolinelli morreu em junho de 2023, aos 86 anos. O ex-ministro teve papel importante na estruturação da agricultura brasileira nos anos de 1970. A atuação dele resultou em uma indicação às edições de 2021 e 2022 do Prêmio Nobel da Paz.
Desde o ano retrasado, Paolinelli tem recebido diversas homenagens. O nome dele batiza o Museu Mineiro da Extensão Rural, mantido pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater–MG), em Belo Horizonte.
