Previstas para esta quinta-feira (26), em Belo Horizonte, duas reuniões entre o governador em exercício de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), provocaram mudanças na agenda do chefe interino do poder Executivo. A fim de encaixar os eventos com Bolsonaro na lista de compromissos, Simões adiou, para sexta-feira (26), uma atividade que servirá para autorizar o início das obras em uma rodovia estadual no interior.
O destino da viagem será Pimenta, no Centro-Oeste do estado. Lá, Simões assinará a ordem de serviços para a pavimentação do trecho da MG-170 que vai até o município de Guapé. Eleito vice-governador do estado em 2022, Simões exerce temporariamente as funções de Romeu Zema (Novo) por causa de uma viagem do titular do cargo à China e ao Japão.
Bolsonaro, por seu turno, desembarcará no Aeroporto de Confins por volta das 10h desta quinta. Do terminal, o ex-presidente seguirá para um café da manhã com Simões, na Cidade Administrativa.
De lá, o capitão reformado segue para um almoço com correligionários na Região da Pampulha. O vice de Zema também vai participar do evento. A expectativa é que o quórum seja reforçado por deputados federais e estaduais filiados ao PL.
O ex-presidente será a principal atração de um encontro do PL, também na Pampulha. A atividade deve começar por volta das 14h.
Pano de fundo eleitoral
Pré-candidato do Novo à sucessão de Zema, Mateus Simões vai se encontrar com Bolsonaro três dias após afirmar estar “pronto” para debater, com o PL, a possibilidade de entregar ao partido a tarefa de indicar um dos dois candidatos ao Senado Federal por sua chapa.
“Sei que o PL quer ter senadores, e estou pronto para construir isso com o PL. Não me arvoraria a dizer quais são os nomes — o PL tem ótimos nomes”, disse, na segunda-feira (23), durante café da manhã com jornalistas em Belo Horizonte.
No cenário desenhado por Mateus, o outro postulante ao Senado por sua chapa seria o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), representando a federação União Brasil-PP.
O PL, cabe lembrar, tem diversos pré-candidatos a senador. Entre eles, estão Domingos Sávio, presidente estadual do partido e deputado federal, o vereador belo-horizontino Vile dos Santos, o deputado estadual Cristiano Caporezzo e o deputado federal Eros Biondini.
Recentemente, o influenciador Marco Antônio Costa, o “Superman”, se mudou de São Paulo (SP) para Lagoa Santa (MG) com o objetivo de cacifar uma candidatura ao Senado pelo partido do ex-presidente Jair Bolsonaro. A participação de Superman na disputa, entretanto, é rechaçada por lideranças do PL mineiro.
