MP de Contas investiga aplicação de recursos institutos municipais de MG em fundo imobiliário que desvalorizou 78%

Apuração quer saber se injeções financeiras em fundo negociado na B3 configuram uso temerário de recursos públicos
As investigações, ainda iniciais, buscam colher elementos adicionais para identificar eventuais irregularidades. Foto: B3

O Ministério Público de Contas de Minas Gerais (MPC-MG) instaurou seis investigações para apurar suspeitas de uso temerário de recursos públicos por institutos de previdência de prefeituras mineiras em fundos imobiliários que registraram forte desvalorização nos últimos anos. O alvo das apurações são investimentos feitos pelos institutos dos municípios de Extrema, Guanhães, Paraguaçu, São João Del Rei e Três Pontas no fundo Brasilian Graveyard and Death Cares Services (CARE11), negociado na Bolsa de Valores B3.

O MPC-MG identificou que as aplicações no fundo CARE11 não vêm atendendo aos princípios de boa gestão exigidos para os Regimes Próprios de Previdência Social (RPPS). Desde o início de sua operação, o fundo perdeu 78% do valor de mercado e não distribuiu proventos ou dividendos aos cotistas durante o período analisado.

Para o MPC, há indícios de que as aplicações podem ter violado as regras previstas na Lei Federal nº 9.717/1998, que regula os regimes próprios de previdência social dos servidores públicos, e nas resoluções do Conselho Monetário Nacional. Essas normas determinam que os investimentos dos RPPS devem observar critérios de segurança, rentabilidade, solvência, liquidez, adequação à natureza das obrigações e transparência.

As investigações, ainda iniciais, buscam colher elementos adicionais para identificar eventuais irregularidades e possíveis responsáveis, além de complementar a documentação sobre os investimentos realizados. Até o momento, não há reconhecimento de culpa ou responsabilização dos gestores dos institutos de previdência.

Leia também:

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Em defesa do interesse dos mineiros de todas as cidades

Por que deputados do PT não mergulharam nas conversas sobre candidatura ao governo de MG

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse