Governo Zema cancela viagem de secretário de Segurança a Israel

Rogério Greco cumpriria agendas voltadas ao enfrentamento ao terrorismo e ao combate ao crime organizado
O secretário de Estado de Justiça e Segurança, Rogério Greco
O secretário de Estado de Justiça e Segurança, Rogério Greco. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

O governo de Minas Gerais cancelou oficialmente a viagem do secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Rogério Greco, a Israel. Greco, que ficaria no país entre os dias 1° e 10 de julho, teria agendas voltadas ao enfrentamento ao terrorismo, ao combate ao crime organizado internacional e ao sistema prisional.

A autorização para a viagem de Greco foi revogada por meio de ato publicado na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial do Estado. A decisão foi tomada em meio aos recentes conflitos aéreos entre Israel e Irã. O subsecretário de Integração da pasta de Segurança, Christian Vianna de Azevedo, também iria compor a delegação.

Embora a rivalidade entre os países remonte à década de 1970, a mais recente crise foi deflagrada no último dia 13, quando mísseis israelenses foram disparados em direção a Teerã, capital do Irã. Na terça-feira (24), os países acordaram um cessar-fogo.

Quando o conflito aéreo iniciado no dia 13 começou, diversas autoridades brasileiras estavam em solo israelense. A comitiva tinha, por exemplo, o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), e o secretário municipal de Segurança e Prevenção, Márcio Lobato.

Diante dos ataques de parte a parte, Damião, Lobato e outras figuras do mundo político ficaram confinados no local que os hospedava, tendo de se dirigir a um bunker em caso de alerta de segurança. O grupo só conseguiu deixar Israel por terra no dia 16, por meio da fronteira com a Jordânia.

Leia também:

O ‘efeito Brumadinho’ no prejuízo bilionário da Vale

Sócios de empresa terão de ressarcir prefeitura mineira por superfaturamento em licitação de leite em pó

Regra clara, festa forte, economia aquecida

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse