O deputado estadual Alencar da Silveira Júnior (PDT) protocolou, nesta quarta-feira (2), a inscrição para uma das vagas de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) preenchidas a partir de indicações da Assembleia Legislativa. O requerimento do pedetista é assinado por 73 dos 77 parlamentares. Um dos que não subscrevem o documento é Sargento Rodrigues (PL), que tem a intenção de concorrer à Corte de Contas.
Três assentos no TCE-MG serão ocupados por nomes apontados pela Assembleia. A vaga na mira de Alencar é a primeira delas. Há, inclusive, a expectativa de que a votação aconteça neste mês. Caso Rodrigues não oficialize a candidatura, o pedetista será o único concorrente ao posto.
Alencar da Silveira tornou-se favorito para a primeira vaga no TCE-MG após articulações que geraram a retirada das candidaturas de Thiago Cota (PDT), Ione Pinheiro e Arnaldo Silva, ambos do União Brasil, Ulysses Gomes (PT) e Tito Torres (PSD).
Inicialmente postulantes ao cargo, os cinco parlamentares formalizaram seu apoio a Alencar. O grupo poderá voltar à disputa quando as outras duas vagas forem votadas.
As inscrições para as candidaturas estão abertas até 9 de julho.