O empresário Alex Coelho Diniz (sem partido), suplente do senador Cleitinho Azevedo (Republicanos), vai receber, nesta terça-feira (8), o título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, em sessão solene na Câmara Municipal. Entre os espectadores da cerimônia, estará o vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo). Alex é cotado para concorrer ao cargo de vice-chefe do Executivo estadual no ano que vem, em uma chapa liderada exatamente por Simões.
O vice-governador, aliás, planeja apertar o passo para assistir in loco à cerimônia, organizada pelo vereador Irlan Melo (Republicanos). Cumprindo compromissos particulares em São Paulo (SP), Simões vai desembarcar às 20h no Aeroporto de Confins e, de lá, seguirá diretamente para a Câmara Municipal.
Em maio, uma reunião reservada entre Alex Diniz e o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP) — revelada por O Fator — expôs as movimentações do suplente. À época, a avaliação de interlocutores era de que a costura, se avançasse, poderia ajudar Simões a resolver a “questão Cleitinho”, afastando o senador da disputa pelo Palácio Tiradentes, apesar de ele aparecer como favorito nas pesquisas pré-eleitorais.
Relação estremecida
Alex Diniz era correligionário de Cleitinho, mas deixou o Republicanos no ano passado. O embate do empresário com a legenda se tornou público e aconteceu por causa da eleição para a Prefeitura de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce.
O suplente de Cleitinho queria que a legenda apoiasse a candidatura do então deputado estadual Coronel Sandro (PL), que acabou eleito prefeito. O Republicanos, porém, lançou chapa própria, encabeçada por Renato Fraga.
À ocasião, ele chegou a atirar uma camisa com o emblema do Republicanos em uma lata de lixo durante um evento de campanha.
No que diz respeito a 2026, Cleitinho tem dito ser pré-candidato ao governo. O plano do Republicanos é ter o senador como concorrente à chefia do Executivo estadual e o deputado federal Euclydes Pettersen como postulante ao Senado Federal.
