O que Falcão e Aro trataram em reunião na AMM

Além da reaproximação institucional, Aro também tem sinalizado buscar apoios para sua candidatura ao Senado Federal em 2026
Foto: Divulgação

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão (sem partido), e o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP), se encontraram na última terça-feira (8) em uma reunião marcada pela tentativa de reaproximação política. Os dois vinham de uma relação estremecida por terem estado em lados opostos na eleição da AMM, realizada em maio, quando Falcão foi eleito presidente da entidade em uma disputa contra a chapa de Dr. Marcos Vinícius, apoiada por Aro.

A conversa foi considerada amistosa. Aro havia sinalizado a interlocutores que queria se reunir com Falcão.

Além da reaproximação a nível institucional, Aro também tem sinalizado buscar apoios para sua candidatura ao Senado Federal em 2026. Apesar da conversa, a reportagem apurou que Falcão ainda não acertou apoio a nenhum nome na disputa.

Uma possível candidatura de Falcão em 2026, e qual cargo ele almeja, continua uma incógnita. O prefeito costuma declinar do assunto e tem dito que seu foco é Patos de Minas e a AMM.

Prefeito de Patos de Minas desde 2021, Falcão está sem partido desde que deixou o Novo, em maio, e passou a ser procurado por diferentes lideranças políticas. O governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), chegou a convida-lo, durante agenda em Goiânia, para se filiar ao União Brasil. Falcão também tem um convite na mesa para o PL, feito pelo deputado federal e presidente da legenda em Minas, Domingos Sávio.

No fim de junho, o prefeito de Patos também se reuniu com o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, para discutir possível filiação. Kassab estendeu o convite a esposa dele, a deputada estadual Lud Falcão (Podemos), para ingressar no partido.

Pelo que O Fator apurou, a deputada tem mais chances de aceitar o convite, mas ainda aguarda um posicionamento do PSD sobre as eleições nacionais. Ela condiciona sua filiação à decisão do partido de não apoiar a reeleição do presidente Lula (PT).

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse