Remédio que custa R$ 1,5 mil e trata doença que acomete 15% da população pode ser oferecido por plano de saúde

Dores de cabeça, náuseas, vômitos e fotofobia são alguns dos sintomas da condição neurológica
A dor de cabeça é um dos sintomas da enxaqueca. Foto: Pixabay

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) abriu consulta pública para incluir o Ajovy (Fremanezumabe) no Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde. Se a inclusão for aprovada, quem sofre com enxaqueca em menos quatro dias a cada mês poderá receber o medicamento, uma espécie de caneta-seringa que custa cerca de R$ 1,5 mil por dose, aplicada mensalmente.

As consultas públicas são uma forma de envolver a sociedade em decisões governamentais. E contribuir com a consulta pública 158 é simples. Basta entrar no site da ANS e preencher nome, CPF, e-mail e tipo de contribuinte (médico, paciente, instituição de saúde ou outros). Depois, é só dizer se é a favor, contra ou parcialmente a favor e destacar os motivos da resposta.

A enxaqueca é uma condição neurológica que causa dores de cabeça intensas e recorrentes, muitas vezes acompanhadas de outros sintomas. A doença, segundo o Einstein Hospital Israelita, acomete 15% da população.

Confira alguns dos sintomas:

  • Dor de cabeça intensa, que costuma mudar de lado, podendo afetar apenas um lado da cabeça ou os dois, que se não tratada pode durar de quatro a 72 horas;
  • Náuseas e, às vezes, vômitos;
  • Fotofobia (sensibilidade à luz);
  • Piora da dor ao praticar atividades físicas.

Cerca de 30% dos portadores de enxaqueca vão apresentar sintomas neurológicos como alterações visuais ou formigamento, que, normalmente, ocorrem antes da dor e não devem durar mais que uma hora. Essas alterações também são chamadas de “aura de enxaqueca”.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse