O ex-presidente da Câmara dos Deputados Eduardo Cunha, que trabalha para construir uma candidatura a deputado federal por Minas Gerais, avançou nas negociações para se filiar ao PP – e disputar as eleições de 2026 pelo partido.
Pelo que O Fator apurou, a provável ida de Cunha ao PP foi alinhada nos últimos dias e contou com a ajuda de lideranças políticas de Minas, como o deputado estadual João Magalhães (MDB).
Cunha tem se movimentado no estado para emplacar a candidatura. Além de lançar rádios evangélicas já pensando em aumentar sua base por Minas, o ex-presidente da Câmara também tem se aventurado para estreitar os laços com clubes de futebol.
A pedra no sapato vinha sendo, até aqui, a dificuldade em conseguir se filiar a um partido. O ‘plano A’ de Cunha era o PL, onde tem uma relação pessoal com o presidente nacional da sigla, Valdemar da Costa Neto. Apesar disso, a resistência do PL mineiro barrou a filiação do político.
Outra tentativa de Cunha foi o PSD, onde o ex-deputado chegou a sondar lideranças. Ouviu um ‘não’, principalmente porque o partido já constrói há algum tempo sua chapa federal.
Agora, com o PP, as conversas avançaram de vez.