Servidora de carreira da Assembleia de Minas, Danielle Baracho é a escolhida para chefiar a subsecretaria de Processo Legislativo do governo de Romeu Zema (Novo). A subpasta, que integra a Secretaria de Estado de Governo (Segov), comandada por Marcelo Aro (PP), é responsável por articular normas e leis com deputados estaduais e tem peso decisivo nas entregas do Estado, inclusive com relação à dívida com a União, assunto que tem tirado o sono tanto da base quanto da oposição.
Nos bastidores, a ida de Baracho para o Palácio Tiradentes foi vista com bons olhos. Além de técnica, ela é conhecida de longa data pelos deputados e circula com desenvoltura pelos corredores da Assembleia desde 2009.
Além disso, possui fortes ligações com a base governista. Atualmente, aliás, a nova subsecretária dá expediente na ALMG como assessora da liderança do governo, comandada pelo deputado João Magalhães (MDB).
Trajetória
Especialista em regimento interno e processo legislativo, formada em direito e administração de empresas, com MBA em gestão de pessoas, pós-graduada em Direito Legislativo e professora de processo legislativo (ela preparou 26 dos 29 aprovados no último concurso da ALMG para analista), Baracho tem o mesmo cargo da secretária de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais, Mila Corrêa da Costa, e, assim como Mila, foi cedida pela Assembleia ao Estado.
Substituição
A nova subsecretária vai substituir Vanice Cardoso Ferreira, que assume a chefia de gabinete da presidência da Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), presidida pela ex-secretária de Planejamento, Luísa Barreto, em agosto.