As duas pré-candidaturas do Psol de Minas ao Senado

Eleição de 2026 terá duas vagas de senador em jogo, mas interlocutores acham improvável que partido lance dois nomes
Juhlia Santos (esq.) foi eleita vereadora de BH em 2022. Foto: Vinicius Quaresma CMBH

O Psol de Minas Gerais já tem duas pré-candidatas ao Senado Federal. Pelo que O Fator apurou, a vereadora de Belo Horizonte, Juhlia Santos, e a ex-deputada federal Áurea Carolina já sinalizaram internamente a intenção de disputar as vagas.

A eleição de 2026 terá duas cadeiras no Senado em jogo. Isso abre a possibilidade de que o Psol lance duas candidaturas simultâneas. Ainda assim, lideranças da legenda avaliam que a estratégia de duas candidaturas seria improvável, uma vez que dificultaria formação de alianças, formais ou informais, com outros partidos do campo da esquerda, como o PT e o PDT.

Juhlia Santos foi eleita vereadora de Belo Horizonte em 2022 e tem pautado seu mandato por temas sociais ligados à juventude e aos direitos urbanos. Já Áurea Carolina foi vereadora na capital mineira entre 2017 e 2018 e posteriormente deputada federal entre 2019 e 2022. Áurea decidiu não se candidatar à reeleição na Câmara dos Deputados em 2022, quando anunciou afastamento do mandato para buscar novos caminhos fora do parlamento.

No mês passado, Áurea iniciou o processo de retorno ao Psol, legenda que havia deixado em 2022 ainda durante seu mandato na Câmara dos Deputados.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse