À frente da Secretaria de Estado de Educação oficialmente, mas com os dias contados, Igor Alvarenga segue uma agenda intensa. Ele, que permanece à frente da pasta até que o novo secretário, Rossieli Soares, assuma, participa de evento com o vice-governador Mateus Simões (Novo) nesta quinta-feira (24), em Januária, no Norte de Minas. Esta será a primeira pauta externa dividida pelos dois após a demissão de Alvarenga, em 15 de julho.
Eles participam do Encontro das Águas, com foco na segurança hídrica e na melhoria da qualidade de vida da população do semiárido mineiro.
O representante da pasta chegou a Januária antes, na quarta-feira (23), quando se encontrou com produtores da agricultura familiar e visitou a Escola Estadual Antônio Corrêa e Silva, na comunidade quilombola de Alegre, distrito de Riacho da Cruz. Para cumprir as agendas e finalizar a transição, ele cancelou o afastamento do governo entre 21 de julho e 1º de agosto, solicitado para cursar parte de um mestrado, em Juiz de Fora.
O curso é em Gestão e Avaliação da Educação Pública. Curiosamente, o mesmo concluído por Rossieli.
Demissão
Alvarenga foi comunicado que deixaria o cargo pelo vice-governador em 15 de julho. Na data, o secretário estava em viagem a Juiz de Fora quando foi chamado às pressas ao Palácio Tiradentes e deposto do cargo por Simões, conforme revelou O Fator. Após a conversa, o chefe da Educação retornou à cidade na Zona da Mata e, de lá, seguiu para Brasília, onde também representou o Estado.
Novo secretário
Ele fica no comando da Educação até que o novo secretário assuma. Rossieli é ex-secretário de Educação do Amazonas, Pará e São Paulo, foi ministro da Educação no governo de Michel Temer (MDB) e candidato a deputado federal por São Paulo em 2022. Ele é bacharel em Direito e possui mestrado.
Casa nova
Servidor de carreira, o atual secretário iniciou a trajetória como professor de Biologia e, posteriormente, foi diretor escolar. Ele também exerceu a função de subsecretário de Articulação Educacional entre 2019 e 2022, até que assumiu o posto máximo da pasta com a saída de Julia Sant’Anna.
Segundo apurou O Fator, Alvarenga articula a ida para a Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemge).