O pano de fundo das reuniões em série de Luís Eduardo Falcão

Do PT à direita, presidente da AMM esteve, nos últimos dias, com interlocutores de diferentes correntes ideológicas
O presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão
O presidente da AMM, Luís Eduardo Falcão. Foto: Flavio Tavares/AMM

O presidente da Associação Mineira de Municípios (AMM), Luís Eduardo Falcão, aproveitou os últimos dias para uma série de reuniões políticas que, segundo apurou O Fator, tiveram a eleição de 2026 como pano de fundo. O cardápio de encontros foi vasto e reuniu interlocutores de correntes ideológicas opostas, como a ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais do governo federal, Gleisi Hoffmann (PT), e o deputado federal Euclydes Pettersen (Republicanos), pré-candidato ao Senado.

A conversa com Gleisi aconteceu na quarta-feira (23), em Brasília (DF). Durante a visita à capital federal, Falcão, que também é prefeito de Patos de Minas, no Alto Paranaíba, ainda se encontrou com os ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), e da Saúde, Alexandre Padilha (PT).

A reunião com Pettersen, por sua vez, foi nessa quinta-feira (24). O presidente da AMM mantém, ainda, conversas com lideranças do PP. Se, na semana retrasada, a agenda foi com o secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Marcelo Aro, nesta semana o bate-papo foi com o deputado federal Pinheirinho, que preside o diretório estadual da legenda.

Falcão deixou o Novo em março, após ser eleito presidente da AMM. Oficialmente, o dirigente diz ter optado pela desfiliação para conferir imparcialidade partidária ao mandato à frente da entidade. Nos bastidores, contudo, sinalizou a aliados que deixou a sigla do governador Romeu Zema por falta de apoio expresso do chefe do Executivo na disputa pelo comando da associação municipalista.

O presidente da AMM ainda não bateu o martelo quanto ao caminho que tomará na eleição do ano que vem. Por ora, ele não crava candidatura e diz que o objetivo é conduzir a associação.

Mais reuniões

Nesta sexta-feira (26), aliás, segundo interlocutores da indústria, Falcão deve se encontrar com o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), Flávio Roscoe.

Neste sábado (26), ele será um dos diversos políticos presentes ao aniversário do deputado federal Luís Tibé (Avante), famoso por oferecer festas que reúnem lideranças de diversos pensamentos. 

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse