Embora mantenha o foco em ter o Triângulo Mineiro como principal reduto eleitoral, Eduardo Cunha, ex-presidente da Câmara dos Deputados, tenta ampliar as ramificações de sua pré-candidatura a deputado federal por Minas Gerais no ano que vem. Prova disso é que, no fim de semana, passou pela cidade de Ipanema, no Vale do Rio Doce.
Pelo que apurou O Fator, Cunha esteve em Ipanema ao lado do deputado estadual Gustavo Santana, do PL. O município recebeu visitantes nos últimos dias por causa da tradicional Festa do Queijo, que celebra a iguaria homônima.
Cunha ainda não tem partido para disputar a eleição do ano que vem. Ele chegou a ter um acordo com o presidente nacional do PL, Valdemar da Costa Neto, mas a rejeição de caciques mineiros do partido brecou a filiação. Hoje, ele está próximo do PP.
Apesar do veto de lideranças do PL em Minas, o ex-presidente da Câmara mantém boa relação com a família de Gustavo Santana.
Cunha também tem buscado fortalecer os laços com a Zona da Mata. Uma das estratégias do ex-parlamentar passa pela aproximação com igrejas evangélicas. A comunicação também compõe o rol de táticas. Em Belo Horizonte, desde o início deste mês, funciona a “Rádio Maravilha”, emissora gospel ligada à família do ex-chefe do Legislativo.
