A nova leva de vereadores de BH de olho em filiação ao PL

Partido possui a maior bancada da Câmara Municipal desde a posse da atual legislatura, em 1º de janeiro
Os vereadores Sargento Jalyson, Pablo Almeida e Vile dos Santos, do PL
Vereadores Sargento Jalyson, Pablo Almeida e Vile dos Santos. Foto: Dara Ribeiro/CMBH

As articulações em torno da disputa eleitoral de 2026 podem fazer com que a bancada do Partido Liberal (PL) passe a ocupar nove cadeiras na Câmara Municipal de Belo Horizonte. Com seis vereadores eleitos em 2024, a sigla pode receber, em breve, três novos vereadores.

Além de Cleiton Xavier (MDB), cuja negociação com o PL foi mostrada por O Fator há algumas semanas, também conversam com a legenda os parlamentares Irlan Melo (Republicanos) e Flávia Borja (DC).

Enquanto Irlan Melo se prepara para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados, Cleiton Xavier e Flávia Borja pretendem tentar um mandato na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

O PL já conta com pré-candidatos “naturais” para 2026. Ligado ao deputado federal Nikolas Ferreira, Pablo Almeida tornou-se o vereador mais votado da história de Belo Horizonte em 2024 e é cotado para concorrer à Assembleia. Já Vile dos Santos colocou o nome à disposição da legenda para concorrer ao Senado Federal.

Sob reservas, um dirigente do PL manifestou-se favorável ao crescimento da legenda na capital, desde que os novos filiados demonstrem alinhamento com as posições da bancada na Câmara Municipal.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse