A decisão do senador Carlos Viana (Podemos-MG) de se manifestar a favor de um eventual impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rendeu elogios do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Nikolas tem tecido críticas constantes a Moraes.
“Parabéns ao Senador Carlos Viana, de Minas Gerais, que acaba de externar publicamente apoio ao impeachment de Alexandre de Moraes. O Brasil precisa de equilíbrio e respeito à Constituição”, disse Nikolas, nesta sexta-feira (1°).
Moraes é o relator das ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado após a eleição nacional de 2022. Bolsonaro é um dos réus do caso no STF.
Viana, que integrou a comitiva de senadores que viajou aos Estados Unidos da América (EUA) a fim de tentar negociar a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump ao Brasil, falou pela primeira vez sobre o apoio a um impeachment de Moraes nessa quinta-feira (31).
“Como senador, defendo a legalidade e a moderação nas decisões do Judiciário. Se o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes viesse ao plenário, eu votaria a favor. Mas, infelizmente, sabemos o quanto é difícil avançar com isso no Congresso”, escreveu, no Instagram.
Além de Viana, outro senador mineiro — Cleitinho Azevedo (Republicanos) — é a favor do afastamento de Moraes do STF.
Rodrigo Pacheco (PSD), por sua vez, durante o período em que presidiu o Congresso Nacional, resistiu a pressões da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reivindicavam que pedidos de impeachment do ministro fossem postos em pauta.
Nikolas e Viana, a propósito, já foram correligionários. O senador, entretanto, deixou o PL no início de 2023, pouco tempo após ser candidato ao governo mineiro pelo partido. À época, Viana apontou pouco engajamento de Bolsonaro em sua empreitada rumo ao Palácio Tiradentes.
- Leia também: Tarifaço: suco de laranja e aviões fora, café dentro
