Viana diz ser a favor do impeachment de Moraes e recebe afago de Nikolas

Senador, componente de comitiva que foi aos EUA tentar renegociar tarifas, teceu crítica ao ministro do STF
O senador Carlos Viana
O senador Carlos Viana. Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

A decisão do senador Carlos Viana (Podemos-MG) de se manifestar a favor de um eventual impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), rendeu elogios do deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Nikolas tem tecido críticas constantes a Moraes.

“Parabéns ao Senador Carlos Viana, de Minas Gerais, que acaba de externar publicamente apoio ao impeachment de Alexandre de Moraes. O Brasil precisa de equilíbrio e respeito à Constituição”, disse Nikolas, nesta sexta-feira (1°).

Moraes é o relator das ações penais relacionadas à tentativa de golpe de Estado após a eleição nacional de 2022. Bolsonaro é um dos réus do caso no STF. 

Viana, que integrou a comitiva de senadores que viajou aos Estados Unidos da América (EUA) a fim de tentar negociar a tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump ao Brasil, falou pela primeira vez sobre o apoio a um impeachment de Moraes nessa quinta-feira (31). 

“Como senador, defendo a legalidade e a moderação nas decisões do Judiciário. Se o pedido de impeachment do ministro Alexandre de Moraes viesse ao plenário, eu votaria a favor. Mas, infelizmente, sabemos o quanto é difícil avançar com isso no Congresso”, escreveu, no Instagram.

Além de Viana, outro senador mineiro — Cleitinho Azevedo (Republicanos) — é a favor do afastamento de Moraes do STF. 

Rodrigo Pacheco (PSD), por sua vez, durante o período em que presidiu o Congresso Nacional, resistiu a pressões da oposição ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que reivindicavam que pedidos de impeachment do ministro fossem postos em pauta.

Nikolas e Viana, a propósito, já foram correligionários. O senador, entretanto, deixou o PL no início de 2023, pouco tempo após ser candidato ao governo mineiro pelo partido. À época, Viana apontou pouco engajamento de Bolsonaro em sua empreitada rumo ao Palácio Tiradentes.

Leia também:

Estatal mineira firma contrato de R$ 332 mil para patrocinar congresso de cirurgia bariátrica em Belo Horizonte

Justiça mantém prisão de integrantes de núcleo familiar investigado na Operação Rejeito

Câmara de Itaúna recorre de decisão judicial que suspendeu cassação de vice-prefeito foragido da PF

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse