O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), escolheu o advogado Flávio Freire de Oliveira, especialista em Direito Administrativo e Direito Eleitoral, para ser o novo Procurador-Geral do Município. A informação foi confirmada a O Fator por interlocutores da prefeitura.
À tarde, Damião bateu o martelo quanto à saída do atual procurador-geral, Hércules Guerra. A exoneração de Guerra e a consequente nomeação de Freire devem ser publicadas no próximo sábado (9).
Embora seja considerado um nome técnico, Freire tem bom trânsito no mundo político. Entre 2011 e 2020, atuou como Procurador-Geral da Câmara de Ribeirão das Neves e, depois, da Prefeitura de Ribeirão das Neves.
Troca
A mudança na Procuradoria-Geral estava prevista há algum tempo, como mostrou O Fator, mas demandas jurídicas urgentes e de curto prazo atrasaram a troca. Ele assumiu o cargo em abril de 2022, quando foi indicado pelo ex-prefeito Fuad Noman.
Procurador de carreira, Hércules Guerra é bem avaliado pela gestão mas, segundo os interlocutores, Damião já pretendia emplacar um nome mais próximo a ele, uma vez que o procurador-geral costuma ser envolvido em quase todas as principais pautas e estratégias do município.