O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), oficializou, na edição desta quarta-feira (6) do Diário Oficial do Município (DOM), a troca no comando da Procuradoria-Geral do Município (PGM). Servidor de carreira do setor, Hércules Guerra foi substituído pelo advogado Flávio Freire de Oliveira.
A mudança na chefia da PGM foi adiantada por O Fator nessa terça-feira (5). Inicialmente, a substituição seria oficializada na edição de sábado (9) do DOM, mas o trâmite burocrático foi antecipado a pedido de Hércules Guerra.
Hércules Guerra foi nomeado chefe da Procuradoria-Geral de BH em 2022, pelo então prefeito Fuad Noman (PSD). Flávio Freire, por seu turno, foi procurador-geral da Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana. Depois, atuou no comando da procuradoria da prefeitura da mesma cidade.
Embora Guerra tivesse boa relação junto a Damião, o prefeito promoveu a troca a partir da ideia de ter, no cargo de procurador-geral, um nome de quem fosse mais próximo, uma vez que o ocupante da função costuma ser envolvido em quase todas as principais pautas e estratégias do município.
