PT de Minas define data da posse de nova presidente

Partido apara arestas internas enquanto prepara transição para o mandato da deputada estadual Leninha
Militante com bandeira do PT
Foto: Lula Marques/Agência PT

O PT de Minas Gerais decidiu que empossará a nova direção estadual do partido durante o encontro de filiados mineiros, marcado para 12 e 13 de setembro. A nova cúpula da sigla, encabeçada pela deputada estadual Leninha, deve assumir os cargos no dia 13. Ainda não há definição quanto ao local da solenidade.

Com a data já marcada no calendário, os diferentes setores do PT mineiro terão cerca de um mês para se organizar e definir a distribuição dos cargos diretivos da agremiação. Estão em jogo, por exemplo, pastas importantes como a tesouraria e a Secretaria de Organização.

O dia da posse de Leninha foi definido nesta quarta-feira (6), durante reunião de lideranças do PT mineiro, em Belo Horizonte. O clima do encontro foi amistoso. Como O Fator já havia adiantado, a ideia é superar as disputas criadas durante o processo eleitoral interno, que contou com ações judiciais e trocas públicas de acusação.

Leninha substituirá o também deputado estadual Cristiano Silveira no comando do PT mineiro. À reportagem, a parlamentar disse que pretende convidar o senador Rodrigo Pacheco e o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira — ambos do PSD — para a solenidade de posse.

“Convidaremos ainda os partidos da federação (PCdoB e PV), Psol, Rede e PSB e Queremos contar com a presença do Edinho (Silva, presidente nacional), de todos os nossos parlamentares mineiros, além da ministra Macaé (dos Direitos Humanos) e de André Quintão (secretário nacional de Assistência Social)”, disse.

A eleição do PT mineiro foi parar nos tribunais porque a deputada federal Dandara Tonantzin, apoiada por nomes como Cristiano Silveira e o também congressista Reginaldo Lopes, teve a candidatura indeferida por causa de uma dívida partidária. Posteriormente, Dandara foi convencida por Edinho Silva a desistir da judicialização do pleito.

Leia também:

Como renúncias no topo do GPA consolidam o avanço da família mineira Coelho Diniz

As mudanças de Zema no gabinete militar do governo de Minas

Janones quer conversa com Lula antes de definir novo partido

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse