Exonerado pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) em abril, o ex-secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Belo Horizonte, Josué Valadão, ainda ocupa a presidência do conselho de administração da Companhia Urbanizadora e de Habitação de BH (Urbel). O cargo é remunerado e o salário bruto mensal é de R$ 4.907,72.
Nas edições dessa quarta-feira (6) e desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Município (DOM), Valadão assina a convocação de uma assembleia geral extraordinária do conselho de administração da Urbel. Segundo a publicação, serão definidas no encontro, marcado para 18 de agosto, a eleição e a destituição de membros dos comitês fiscal e de administração da empresa.
A O Fator, Valadão informou que a assembleia servirá para oficializar sua saída da presidência e do corpo de integrantes do conselho de administração da Urbel.
A permanência de antigos servidores comissionados do Executivo em conselhos municipais por algum tempo após a exoneração não é algo incomum. O DOM desta quinta, por exemplo, traz a oficialização da dispensa de Paulo Lamac, ex-secretário de Relações Institucionais, da composição do Conselho Municipal de Fomento e Colaboração de Belo Horizonte (Confoco).
Trajetória
Josué Valadão ingressou na Prefeitura de Belo Horizonte em 2009, a convite do ex-prefeito Marcio Lacerda, como secretário municipal de Obras e Infraestrutura. O gestor atuou também na chefia de diferentes pastas nas gestões de Alexandre Kalil (sem partido) e Fuad Noman (PSD).
Com Damião, entretanto, Valadão não mantinha proximidade política. O ex-secretário foi exonerado em 2 de abril, um dia antes de Damião assumir definitivamente a Prefeitura de Belo Horizonte, após a morte de Fuad, em 26 de março.