Lula e Janja vão receber Wagner Moura e Kleber Mendonça para sessão no Cine Alvorada

Idealizado pela primeira-dama, o evento tem o objetivo de investir na aproximação do governo com o setor cultural
Janja e Lula
Lula e Janja vão receber o elenco de “O Agente Secreto” para exibição especial no “Cine Alvorada”. Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama, Janja da Silva, esperam receber, na noite desta quinta-feira (7), no Palácio da Alvorada, o diretor Kleber Mendonça Filho, o ator Wagner Moura e ministros para uma sessão do filme brasileiro “O Agente Secreto”, no Cine Alvorada, espaço de cinema instalado na residência oficial da Presidência da República.

A iniciativa partiu da primeira-dama, após a repercussão positiva de “Ainda Estou Aqui”, filme brasileiro vencedor do Oscar, dirigido por Walter Salles e estrelado por Fernanda Torres e Selton Mello. A proposta de Janja é promover produções nacionais e aproximar o presidente do setor cultural. No último mês, por exemplo, o presidente recebeu o elenco do filme “O Último Azul” para sessão no Cine Alvorada.

O presidente Lula reinaugurou o Cine Alvorada em novembro de 2023. A sala de cinema presidencial comporta cerca de 30 pessoas e está localizada no subsolo do Palácio da Alvorada. A primeira sessão exibiu o filme “Saudosa Maloca”, do diretor Pedro Serrano.

O Agente Secreto

Dirigido por Kleber Mendonça Filho, o longa-metragem brasileiro “O Agente Secreto” foi um dos destaques da edição de 2025 do Festival de Cannes e de outros prêmios internacionais. Ambientado no Brasil da década de 1970, durante a ditadura militar, o filme relata a vida de Marcelo (Wagner Moura), um especialista em tecnologia que retorna a Recife após anos fora.

Marcelo é atraído por uma rede de conspirações e assume o nome de Armando. Com a nova identidade, ele passa a atuar como agente infiltrado em investigações dos órgãos de segurança do Estado, mas com o passar do tempo ele se vê dividido entre a fidelidade, o silêncio e a sobrevivência. O longa também conta com a participação de Maria Fernanda Cândido, Udo Kier e Gabriel Leone.

Após a exibição em Cannes, o filme brasileiro foi ovacionado por 13 minutos pelo público e pela crítica. O longa rendeu a Kleber Mendonça Filho o prêmio de Melhor Diretor, enquanto Wagner Moura foi reconhecido como Melhor Ator. Os prêmios no festival impulsionam a produção na corrida pelo Oscar 2026, já que Cannes costuma antecipar tendências da premiação americana.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse