O governo federal sinalizou positivamente à construção de uma nova estação na Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte. Caso saia do papel, o futuro terminal ficará em Contagem, nas proximidades do Viaduto Beatriz, na Região Central da cidade, fazendo conexão com a Avenida João César de Oliveira, principal corredor viário do município.
Pelo que O Fator apurou, o aval à construção da estação foi dado pelo presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. Ele já comunicou a decisão à prefeita de Contagem, Marília Campos (PT).
Ainda segundo apurou a reportagem com interlocutores no Governo Federal, está em curso uma articulação para que o anúncio oficial da construção da nova estação seja feito durante uma visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Contagem. O objetivo, inclusive, é que a agenda aconteça neste mês, durante a inauguração da Avenida Maracanã.
A Linha 1 do Metrô de Belo Horizonte vai do Vilarinho, na capital, até o Eldorado, já em Contagem. O modal foi concedido à iniciativa privada no fim de 2022 e, agora, é administrado pelo Grupo Comporte. A entrega dos trilhos à concessionária tem, como uma de suas contrapartidas, a construção de uma segunda linha, do Barreiro ao Calafate.
Parada estratégica
A estação nas proximidades do Viaduto Beatriz é considerada essencial não apenas para ampliar as ramificações da Linha 1. Há, também, a avaliação de que a parada servirá para aumentar a conexão entre Contagem e BH.
Estudos preliminares indicam a construção de cerca de 3,5 quilômetros de trilhos até o novo ponto. As negociações com o governo federal vinham sendo conduzidas pela Prefeitura de Contagem, em articulação com o governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
Procurada, a prefeita de Contagem, Marília Campos, disse que tem trabalhado pela obra.
“Estamos articulando muito em Brasília e no governo do Estado e temos esse assunto como prioridade”, disse.
