O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), apontou a fala da deputada estadual Andréia de Jesus (PT) como gordofóbica após ela comentar sobre sua aparência física. Durante entrevista, a parlamentar afirmou que Simões “perdeu peso”, mas agora “precisa correr atrás de uma gordurinha” para conseguir fechar o acordo do Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag).
Em entrevista ao programa Café com Política, do jornal O Tempo, a parlamentar afirmou que o governador Romeu Zema (Novo) e o vice utilizam os respectivos cargos para “autopromoção”. Simões é pré-candidato ao governo de Minas, enquanto Zema pretende disputar a Presidência da República no ano que vem.
“Nós estamos em um desastre sem governador, e o vice, coitado, está tentando ser popular. Ele perdeu peso, mas agora tem que correr atrás de uma gordurinha para pagar os 20% do Propag. Ele está usando espaço para se promover. Isso não é papel de gestor público”, disse Andréia.
Simões respondeu à parlamentar em um comentário na publicação do jornal, que trazia um trecho da entrevista dela. “Gordofobia, deputada? Eu não ligo, mas para quem demanda respeito o tempo todo, a senhora podia começar a praticar um pouco mais de cuidado na discussão dos temas de saúde”, escreveu.
“Eu fiz uma cirurgia, porque tenho um problema de saúde grave no joelho direito, já operado duas vezes, além de uma série de problemas graves causados pela obesidade, drama que me acompanha desde criança. Se não quebraram minha moral quando eu era adolescente, o tema não vai me desestabilizar agora”.
O vice-governador ainda completou que a parlamentar estava apenas atrás de likes ao fazer o comentário: “Sei que a senhora não se importa com esse detalhe, é só uma frase para juntar likes, mas fico pensando como seria se fosse o contrário e eu tivesse feito um comentário qualquer sobre qualquer detalhe físico da senhora”.