Próximas de consolidar uma nova federação a partir de 2026, as direções de PSB e Cidadania em Minas Gerais já preparam os primeiros passos da aliança no estado. Presidente estadual do PSB e prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto, o Otacilinho, afirmou a O Fator que se reunirá com o presidente do diretório mineiro do Cidadania, o deputado estadual João Vítor Xavier, para avançar nas articulações entre as duas siglas.
“A federação entre o PSB e o Cidadania é fundamental para Minas Gerais e para o Brasil. Nos próximos dias, estarei reunido com o deputado estadual João Vitor Xavier, presidente estadual do Cidadania, para que possamos construir um grupo político unido, forte e ainda mais competitivo nas eleições de 2026”, antecipou.
Procurado pela reportagem, o deputado João Vitor Xavier confirmou as tratativas, mas pregou cautela.
“As legendas estão conversando, mas ainda há muito a ser discutido”, ponderou.
Otacilinho esteve em Brasília (DF) nessa terça-feira (19), onde conversou com dirigentes nacionais do partido. Inicialmente, o encontro seria com o presidente nacional da legenda, João Campos, prefeito de Recife (PE). Segundo apurou O Fator, entretanto, Campos não tem agenda prevista na capital federal nesta semana.
Acordo nacional
Ainda nessa terça-feira, João Campos se reuniu em Recife com o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt. Os dois dirigentes deixaram o encontro otimistas com a concretização da federação no próximo ano.
Enquanto Comte afirmou a O Fator que a aliança está “99% acertada”, João Campos postou em suas redes sociais uma foto com o presidente do Cidadania.
“É sempre muito positivo falar sobre o futuro do Brasil e fico animado vendo que os nossos partidos estão cada vez mais próximos”, disse o prefeito de Recife.
Namoro antigo
A aproximação entre PSB e Cidadania não é novidade. Ainda sob o nome de PPS, o Cidadania iniciou conversas com o PSB em 2014, em um diálogo conduzido entre os presidentes nacionais Eduardo Campos (PSB) e Roberto Freire (PPS). Em 2015, as duas legendas chegaram a iniciar um projeto de fusão. A iniciativa, porém, não avançou.
Com a nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) das federações partidárias, as legendas que já integram alianças desde 2022, como é o caso do Cidadania com o PSDB, não precisam mais esperar pelo prazo de quatro anos para encerrar formalmente as federações das quais fazem parte. A medida pode acelerar ainda mais a oficialização da união entre PSB e Cidadania.