Acordo nacional por federação intensifica conversas entre PSB e Cidadania em Minas

Nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) permite que federações sejam encerradas antes do prazo de quatro anos
Presidentes estaduais dos dois partidos devem se encontrar nos próximos dias para avançar nos debates em Minas. Fotos: ALMG e Rede Sociais/Otacilinho

Próximas de consolidar uma nova federação a partir de 2026, as direções de PSB e Cidadania em Minas Gerais já preparam os primeiros passos da aliança no estado. Presidente estadual do PSB e prefeito de Conceição do Mato Dentro, Otacílio Neto, o Otacilinho, afirmou a O Fator que se reunirá com o presidente do diretório mineiro do Cidadania, o deputado estadual João Vítor Xavier, para avançar nas articulações entre as duas siglas.

“A federação entre o PSB e o Cidadania é fundamental para Minas Gerais e para o Brasil. Nos próximos dias, estarei reunido com o deputado estadual João Vitor Xavier, presidente estadual do Cidadania, para que possamos construir um grupo político unido, forte e ainda mais competitivo nas eleições de 2026”, antecipou.

Procurado pela reportagem, o deputado João Vitor Xavier confirmou as tratativas, mas pregou cautela.

“As legendas estão conversando, mas ainda há muito a ser discutido”, ponderou.

Otacilinho esteve em Brasília (DF) nessa terça-feira (19), onde conversou com dirigentes nacionais do partido. Inicialmente, o encontro seria com o presidente nacional da legenda, João Campos, prefeito de Recife (PE). Segundo apurou O Fator, entretanto, Campos não tem agenda prevista na capital federal nesta semana.

Acordo nacional

Ainda nessa terça-feira, João Campos se reuniu em Recife com o presidente nacional do Cidadania, Comte Bittencourt. Os dois dirigentes deixaram o encontro otimistas com a concretização da federação no próximo ano.

Enquanto Comte afirmou a O Fator que a aliança está “99% acertada”, João Campos postou em suas redes sociais uma foto com o presidente do Cidadania.

“É sempre muito positivo falar sobre o futuro do Brasil e fico animado vendo que os nossos partidos estão cada vez mais próximos”, disse o prefeito de Recife.

Namoro antigo

A aproximação entre PSB e Cidadania não é novidade. Ainda sob o nome de PPS, o Cidadania iniciou conversas com o PSB em 2014, em um diálogo conduzido entre os presidentes nacionais Eduardo Campos (PSB) e Roberto Freire (PPS). Em 2015, as duas legendas chegaram a iniciar um projeto de fusão. A iniciativa, porém, não avançou.

Com a nova decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) das federações partidárias, as legendas que já integram alianças desde 2022, como é o caso do Cidadania com o PSDB, não precisam mais esperar pelo prazo de quatro anos para encerrar formalmente as federações das quais fazem parte. A medida pode acelerar ainda mais a oficialização da união entre PSB e Cidadania.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse