O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará em Minas Gerais na próxima sexta-feira (29) e incluirá Montes Claros no roteiro. Como O Fator adiantou, a confirmação atende a um pleito de lideranças petistas no estado, que defendiam a presença do chefe do Planalto em uma das principais bases do partido no estado.
Antes, Lula participará da inauguração da Avenida Maracanã, em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. A expectativa é de que ele aproveite a passagem para anunciar a construção de uma nova estação da Linha 1 do Metrô da capital.
Conforme apurou O Fator, em Montes Claros, o presidente participará da inauguração do Laboratório de Combustível Sustentável de Aviação (SAF) da Acelen Renováveis, no Acelen Agripark. O empreendimento terá investimento total de R$ 314 milhões, dos quais R$ 258 milhões são financiados pelo BNDES.
A biorrefinaria terá capacidade de produzir 1 bilhão de litros de combustíveis por ano, com o óleo vegetal de macaúba como principal insumo. O projeto integra a carteira do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e prevê o cultivo de 180 mil hectares de macaúba em Minas Gerais e na Bahia.
Além das lideranças do PT no estado, um dos que ajudaram na articulação da agenda foi o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira. Se não houvesse a visita agora, interlocutores já destacavam que o município estaria entre as prioridades em futuras agendas.
Dirigentes do PT também apontam a necessidade de o presidente marcar presença no Triângulo Mineiro, região em que o agronegócio mantém forte vínculo com a direita e será importante para eleição do ano que vem.
O estado segue como peça central nas disputas presidenciais. Desde a redemocratização, o candidato que vence em Minas também conquista a eleição nacional. Amparado por essa tradição, Lula intensificou as viagens: em 2024 foram cinco, com passagem por seis cidades, e em 2025 outras cinco, que incluíram compromissos em sete municípios.
Embora declare intenção de disputar a reeleição, Lula condiciona a decisão ao seu estado de saúde em 2026. Sem um sucessor definido no partido, auxiliares avaliam que a frequência de viagens já seria ainda maior não fosse o acidente sofrido pelo presidente no fim do ano passado e a crise diplomática com Donald Trump.
Agenda em BH
As tratativas para a visita a Contagem também mobilizaram a Prefeitura de Belo Horizonte, que atuava nos bastidores para incluir a capital no roteiro. O Fator mostrou que a movimentação ocorreu após a avaliação de que concentrar a agenda apenas em Contagem poderia favorecer politicamente a prefeita Marília Campos (PT), cotada para disputar o Senado em 2026.
Essa tratativa incluiu ainda a possibilidade de passagem de Lula pelo aeroporto Carlos Prates, mas a inclusão no roteiro foi considerada difícil em razão da agenda apertada. Interlocutores afirmam que o presidente pretende ir a Belo Horizonte em uma visita mais ampla, para anúncio de um pacote relevante de anúncios e investimentos.
Veja abaixo quais foram as visitas de Lula a Minas Gerais:
2024
- Fevereiro: Belo Horizonte
- Março: Serra do Salitre
- Abril: Nova Lima
- Junho: Belo Horizonte, Contagem, Juiz de Fora
- Setembro: Uberlândia
2025
- Março: Campo do Meio
- Março: Betim e Ouro Branco
- Abril: Montes Claros
- Junho: Mariana e Contagem
- Julho: Minas Novas