O secretário de Estado de Educação, Rossieli Soares, anunciou ao alto escalão da pasta a intenção de alterar os planos para a chamada “Semana do Saco Cheio”, período de recesso escolar no mês de outubro, que coincide com o Dia do Professor.
Pelo que O Fator apurou, Rossieli comunicou a proposta durante encontro realizado com superintendentes regionais de ensino e diretores pedagógicos, em Jaboticatubas. Segundo relatado no encontro, os professores não serão obrigados a trabalhar durante o recesso, mas o secretário orientou os superintendentes a dialogarem com gestores escolares para que incentivem a participação dos docentes.
A medida tem como objetivo utilizar a semana para atividades de reforço, voltadas à preparação dos alunos para a prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), que influencia diretamente o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).
Durante o evento, aliás, o secretário reforçou ainda que a permanência dos superintendentes nos cargos estará vinculada ao alcance de metas educacionais. Depois, afirmou que “eventuais vínculos políticos” não garantirão manutenção no posto caso os resultados não sejam alcançados.