A equação que manteve Gleide Andrade com a chave do caixa do PT

Nova direção do partido tem quatro representantes de Minas Gerais, entre eles o ex-presidente estadual
Mineira foi a tesoureira nacional do partido durante a gestão da ministra Gleisi Hoffmann. Foto: Divulgação PT Nacional - Flickr

A composição da nova executiva nacional do PT, anunciada no sábado (23), oficializou a manutenção da mineira Gleide Andrade como secretária nacional de Finanças e Planejamento, setor responsável por controlar o caixa do partido.

Segundo apurou O Fator, a articulação para a permanência de Gleide no posto foi liderada pela ministra-chefe da secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Gleisi Hoffmann (PR), pelos deputados José Guimarães (CE) e Jilmar Tatto (SP) e pelo prefeito de Maricá (RJ), Washington Quaquá.

Gleide Andrade integra a “Construindo um Novo Brasil” (CNB), maior corrente interna do PT. O presidente nacional do partido, Edinho Silva, articulou para emplacar um indicado para a tesouraria da sigla, mas foi convencido a acatar o nome de Gleide, que ocupou o cargo durante a gestão de Gleisi.

Além da secretária de Finanças, o PT mineiro está representado na direção nacional pelo ex-presidente do partido em Minas, deputado estadual Cristiano Silveira, pelo secretário de Assuntos Institucionais, Romênio Pereira, e pela professora Camila Moreno, integrante da “Resistência Socialista”.

Olho em Minas

Com a Executiva nacional do PT escalada, os olhos agora se voltam a Minas Gerais. A posse da nova presidente estadual da sigla, Leninha, acontecerá no início do mês que vem. O partido agendou, para os dias 12 e 13, um congresso regional a fim de definir os nomes que acompanharão a deputada estadual na direção da agremiação.

A expectativa é que a Executiva do PT mineiro acomode inclusive nomes de outras alas da legenda, como o grupo do deputado federal Reginaldo Lopes, que tentou, sem sucesso, lançar a também deputada federal Dandara Tonantzin como candidata a presidente estadual do partido.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse