O primeiro evento do União Brasil em Belo Horizonte após a oficialização da federação com o PP foi marcado pelas ausências. O presidente nacional, Antonio Rueda, o deputado federal Marcelo Freitas, que preside o partido em Minas, e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, não participaram do encontro da sigla, realizado nessa quinta-feira (28).
O secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, foi encarregado de representar o chefe do Executivo belo-horizontino. O vice-presidente nacional da legenda, ex-prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, aproveitou sua fala no evento, idealizado para auxiliar na formação de novos gestores públicos, para criticar o governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O dirigente vem defendendo publicamente nos últimos dias que o União Brasil desembarque do governo federal.
Em Belo Horizonte, a relação entre a prefeitura e o governo federal segue “harmoniosa”. Damião atuou nos bastidores para que a agenda de Lula nesta sexta (29) em Minas Gerais incluísse a capital. A presença do presidente ficou restrita, entretanto, a Contagem (Região Metropolitana) e Montes Claros (Norte).
As articulações de Damão caminham para se concretizar na próxima quinta-feira (4), quando Lula tem viagem confirmada a Belo Horizonte para o lançamento do “Gás do Povo”, programa do Ministério de Minas e Energia, chefiado pelo mineiro Alexandre Silveira (PSD).