As ausências que marcaram o evento do União Brasil em BH

Na capital mineira, relação entre lideranças do partido e o governo federal é de proximidade política
ACM Neto
ACM Neto integra a executiva nacional da legenda, que se reúne na próxima semana para atualizar relação com o governo Lula. Foto: Fundação Índigo

O primeiro evento do União Brasil em Belo Horizonte após a oficialização da federação com o PP foi marcado pelas ausências. O presidente nacional, Antonio Rueda, o deputado federal Marcelo Freitas, que preside o partido em Minas, e o prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião, não participaram do encontro da sigla, realizado nessa quinta-feira (28).

O secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, foi encarregado de representar o chefe do Executivo belo-horizontino. O vice-presidente nacional da legenda, ex-prefeito de Salvador (BA), ACM Neto, aproveitou sua fala no evento, idealizado para auxiliar na formação de novos gestores públicos, para criticar o governo do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O dirigente vem defendendo publicamente nos últimos dias que o União Brasil desembarque do governo federal.

Em Belo Horizonte, a relação entre a prefeitura e o governo federal segue “harmoniosa”. Damião atuou nos bastidores para que a agenda de Lula nesta sexta (29) em Minas Gerais incluísse a capital. A presença do presidente ficou restrita, entretanto, a Contagem (Região Metropolitana) e Montes Claros (Norte).

As articulações de Damão caminham para se concretizar na próxima quinta-feira (4), quando Lula tem viagem confirmada a Belo Horizonte para o lançamento do “Gás do Povo”, programa do Ministério de Minas e Energia, chefiado pelo mineiro Alexandre Silveira (PSD).

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse