Ex-presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (sem partido) aposta em uma rotina de viagens por Minas Gerais para dar fôlego à tentativa de viabilizar, pelo estado, seu retorno ao Congresso Nacional em 2026. Na semana passada, Cunha fez um novo giro pela Zona da Mata, onde visitou prefeitos, reuniu lideranças e se comprometeu a atuar na busca de recursos para a região por meio de emendas parlamentares junto a políticos com mandato.
A agenda de Cunha na Zona da Mata incluiu a participação em eventos como uma exposição agropecuária na cidade de Chácara. Pelo que O Fator apurou, o ex-deputado passou também por Rio Novo, Simão Pereira, Matias Barbosa, Leopoldina e Juiz de Fora.
O ex-presidente da Câmara dos Deputados ainda não anunciou o partido pelo qual pretende disputar a eleição do ano que vem. Após encontrar resistência no PL mineiro, ele chegou a iniciar tratativas com o PP.
Além das atividades no interior, fazem parte das articulações de Cunha para se aproximar da população mineira a inauguração de rádios evangélicas, inclusive em Belo Horizonte, e a ligação com dirigentes de clubes de futebol.
O político está sem mandato eletivo desde setembro de 2016, quando foi cassado com o aval de 450 deputados federais. A punição foi motivada por quebra de decoro parlamentar. Cunha foi acusado de mentir à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Petrobras ao negar, durante depoimento em março de 2015, ser titular de contas no exterior.