O ex-vereador Reinaldo Oliveira Batista, o Reinaldinho (PSDB), foi nomeado nesta quarta-feira (3) subsecretário de Gestão Descentralizada da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH). Nas eleições de 2024, Reinaldinho terminou como primeiro suplente na chapa dos tucanos com o Cidadania na disputa pelas 41 vagas da Câmara Municipal.
As conversas que resultaram na indicação do ex-vereador iniciaram-se ainda no fim do ano passado, durante a gestão do ex-prefeito Fuad Noman (PSD). No começo de 2025, Reinaldinho era cotado, assim como o ex-secretário estadual de Esportes, José Francisco Filho, o Pelé do Vôlei (Solidariedade), para assumir a secretaria municipal de Esportes e Lazer.
Com a posse de Álvaro Damião (União Brasil), em 3 de abril, entretanto, as negociações esfriaram. Como resultado da aproximação do prefeito com o secretário de Estado de Governo de Minas, Marcelo Aro (PP), o cargo ficou com o ex-vereador Rubão (Podemos).
Em outra frente, segue na Justiça o processo movido por Reinaldinho para cassar o mandato do vereador Leonardo Ângelo (Cidadania).
A alegação do tucano é que Leonardo teria recebido recursos não declarados da campanha do deputado estadual Mauro Tramonte (Republicanos) à PBH, o que configuraria abuso de poder econômico.
A federação PSDB-Cidadania apoiou, desde o primeiro turno, a reeleição de Fuad.
Posição tucana
Em nota, o PSDB de Minas Gerais comentou a nomeação. Abaixo, o texto na íntegra.
O PSDB de Minas Gerais reitera, mais uma vez, que não há entendimentos políticos de apoio à atual administração municipal de BH e que a nomeação noticiada de um filiado da sigla para cargo na Prefeitura não decorre de qualquer decisão partidária.
Ao contrário, desde o falecimento de Fuad Noman — a quem apoiávamos e em quem confiávamos plenamente — mantemos com o atual Prefeito, que não tivemos a oportunidade de conhecer, posição de independência e equidistância, para criticá-lo quando julgarmos necessário ou apoiá-lo quando assim entendermos.
Ressaltamos que o partido, por seu presidente, teve até agora com o Sr. Prefeito um único encontro, breve o suficiente para um cumprimento pessoal, por ocasião do velório do Prefeito Fuad Noman. Desde então, não houve outro qualquer contato, nem iniciativa de nenhuma das partes nesse sentido, sendo portanto, equivocada a afirmação de que existiriam “entendimentos”.
A nomeação do referido filiado decorre de relações pessoais dele com a administração, jamais devendo ser confundida com apoio oficial ou velado do PSDB à gestão municipal.
Desejamos sorte e boa gestão ao Prefeito e ao novo membro de sua equipe, mas reafirmamos nossa completa independência e neutralidade política. O PSDB continua na linha politica de não negociar cargos por troca de apoio politico.
Paulo Abi-Ackel
Presidente do PSDB de Minas Gerais