Por que a Funed resolveu exonerar diretora de Pesquisa e Desenvolvimento 

Mudança em importante pasta da fundação foi oficializada nesta quinta-feira (4)
Foto mostra produção de soros na Funed
Produção de soros na Funed foi retomada em março deste ano. Foto: Cristiano Machado/Imprensa MG

A Fundação Ezequiel Dias (Funed), ligada ao governo de Minas Gerais e responsável por produzir soros aplicados para conter o efeito do veneno de animais peçonhentos, resolveu trocar o comando da Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento, uma das mais importantes pastas de seu organograma. No cargo desde julho do ano retrasado, a bióloga Irene Albernaz Arantes foi exonerada.

A saída de Irene, oficializada nesta quinta-feira (4), foi definida após a Funed avaliar a necessidade de alterar o perfil do profissional responsável pela Diretoria de Pesquisa e Desenvolvimento. O entendimento é que o comando da pasta precisa ser entregue a alguém com capacidade de integrar o setor à Diretoria Industrial da entidade. 

A O Fator, a Funed confirmou a ideia de mudar o perfil do comando do departamento de Pesquisa, Segundo a entidade, a convergência com a área Industrial é importante para fortalecer a atuação junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). 

“Pela natureza estratégica e de alta liderança do cargo, e diante da limitação de posições em comissão na estrutura da Fundação, não foi possível sua permanência em outra função. A Funed ressalta o reconhecimento pela dedicação e pelos serviços prestados pela Dra. Irene ao longo de sua gestão”, informou a Funed.

Ainda de acordo com a entidade, as tratativas para definir o sucessor de Irene já estão em curso.

Mudanças à vista

Como O Fator já mostrou, a Funed iniciou, no mês passado, um processo que pode culminar na mudança de sua personalidade jurídica. Uma das possibilidades à mesa é transformar a autarquia em empresa pública. 

Os estudos rumo às modificações têm sido conduzidos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), que designou o sanitarista Gonzalo Vecina para chefiar o trabalho.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse