Os escolhidos da família Coelho Diniz para o Conselho do grupo que controla Extra e Pão de Açúcar

Alex Diniz, primeiro suplente do senador Cleitinho, integra a família Coelho Diniz, maior acionista do grupo GPA
A família mineira Coelho Diniz detém 24,5% das ações do grupo GPA

Detentora da maioria das ações do grupo GPA, dono dos supermercados Extra, Pão de Açúcar e outras marcas, a família Coelho Diniz indicou chapa com três novos nomes para o Conselho de Administração da companhia. Os indicados precisam ser aprovados pelos acionistas. A eleição será em 6 de outubro, on-line.

O núcleo familiar do grupo GPA é formado por André Luiz Coelho Diniz, Fábio Coelho Diniz, Henrique Mulford Coelho Diniz, Helton Coelho Diniz e Alex Coelho Diniz (sem partido), primeiro suplente do senador Cleitinho (Republicanos).

Novos nomes

Se eleitos, passam a integrar o Conselho de Administração Gustavo Lobato, do ramo de loteamentos; Leandro Assis Campos, do segmento de empreendimentos imobiliários; e Luiz Henrique Cunha, especialista em direito tributário.

Eles foram indicados para as vagas de Líbano Miranda Barroso, Sebastián Dario Los e Ronaldo Iabrudi dos Santos Pereira, ex-CEO do grupo e atual presidente do colegiado, que deixariam o colegiado.

Se a chapa for eleita, permanecem no Conselho André Luiz Coelho Diniz, Christophe José Hidalgo, Marcelo Ribeiro Pimentel, Helene Esther Bitton, Rafael Ferri e Edison Ticle de Andrade de Melo e Souza Filho.

Maioria

A intenção de destituir e reformular o colegiado, garantindo maioria de indicados pela família Coelho Diniz, foi formalizada em Fato Relevante publicado em 24 de agosto. Os novos nomes foram apresentados em outro Fato Relevante, de 1º de setembro.

“Diante do recebimento das informações relativas aos candidatos indicados pelos acionistas da Família Coelho Diniz, a companhia informa que será convocada uma reunião do Conselho de Administração para deliberar sobre a convocação da AGE”, diz o texto.

Origem em Governador Valadares

Originária de Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, a família Coelho Diniz ampliou recentemente a participação no Grupo GPA, firmando-se como maior acionista do conglomerado.

Até julho, detinha 17,7% das ações do grupo. Hoje, com 24,5%, está dois pontos percentuais à frente do grupo Casino, que possui 22,5%.

A família iniciou as atividades no varejo na década de 1960 com o Armazém Diniz. Atualmente, também é proprietária da rede supermercadista Coelho Diniz.

Na política

Alex Diniz (sem partido) é irmão de Hercílio Diniz (MDB), que ocupa uma cadeira na Câmara dos Deputados.

No campo político, aliás, a família também prevê substituições. Hercílio Diniz quer ceder o cargo ao filho, Vinícius Diniz, que já circula pelas bases do pai articulando acordos para 2026.

Leia também:

Justiça atende pedido da OAB-MG e determina que operadoras reforcem segurança contra golpe do falso advogado

STF mantém condenação de neto do ‘homem da capa preta’ por atuar como ‘prefeito informal’ na gestão da esposa em MG

O que pode barrar ideia da AMM por brecha para rescisão de contratos entre prefeituras e Copasa após privatização

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse