O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), aproveitou a passagem por Brasília (DF), nesta segunda-feira (15), para se encontrar com o senador Carlos Viana (Podemos-MG). Conforme O Fator apurou, foi uma visita de cortesia.
Viana está sob holofotes por ser o presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS. A reunião com Zema aconteceu no mesmo dia em que a comissão liderada pelo senador mineiro tomaria o depoimento de Antônio Carlos Camilo Antunes, o “Careca do INSS”, um dos investigados na apuração que verifica fraudes e descontos indevidos nos benefícios de aposentados e pensionistas. Valendo-se de uma liminar do Supremo Tribunal Federal (STF), contudo, Antunes decidiu não comparecer à sessão.
A conversa com Viana, aliás, não foi a única atividade de Zema na capital federal. Ao lado de integrantes do governo do estado, o chefe do Executivo se reuniu com emissários da representação diplomática da Itália.
A agenda, marcada a convite do embaixador italiano no Brasil, Alessandro Cortese, aconteceu, sobretudo, por causa da pré-candidatura ao Palácio do Planalto. Segundo interlocutores a par da reunião, os italianos tinham o desejo de estreitar o diálogo com Zema.
O governo de Minas, aliás, prepara uma missão para a Itália em outubro. Na reunião com Cortese, representantes do Palácio Tiradentes receberam sugestões de agendas no país europeu.
