O discurso de Mateus Simões em evento do PSD em BH

Vice de Zema decidiu de última hora pelo comparecimento a evento de partido aliado; participação aumentou rumores sobre migração
O vice-governador Mateus Simões
Mateus Simões marcou presença em evento do PSD. Foto: Reprodução

O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões, do Novo, esteve presente no encontro de prefeitas e prefeitos do PSD no estado, nessa segunda-feira (15), em Belo Horizonte. A participação de Simões fez crescer os rumores de que ele pode deixar o partido do governador Romeu Zema e migrar para os quadros pessedistas. 

No evento, o vice de Zema fez um discurso com elogios ao PSD — legenda que, segundo ele, é marcada por “equilíbrio” e “responsabilidade”. Ainda ao microfone, Simões lembrou tratar-se do maior partido da base aliada ao governo Zema na Assembleia Legislativa.

“Os deputados do PSD estão conosco em cada um dos momentos que temos a comemorar na administração do estado de Minas Gerais, mas também naqueles momentos difíceis”, disse.

A possibilidade de Simões trocar o Novo pelo PSD foi admitida publicamente por Zema no fim do mês passado, durante entrevista ao “Roda Viva”, da TV Cultura. Como O Fator já mostrou, a declaração do governador foi interpretada por aliados como uma forma de pressionar o Novo a acelerar as conversas pela montagem de chapas legislativas e palanques.

Durante o evento dessa segunda, Simões afirmou que o Palácio Tiradentes é grato por ter o PSD na base governista.

“Me perguntaram ontem (domingo) o que via de grande diferença entre o primeiro mandato do governador e o segundo. Disse que a maior diferença estava no fato de, hoje, termos uma base de sustentação que consegue construir ao nosso lado. Me perguntaram se isso tinha a ver com a coligação que fizemos em 2022, e falei que não, falei do PSD naquele momento”, pontuou.

A presença no encontro partidário não será o único compromisso do vice de Zema com integrantes do PSD nesta semana. Ele tem agendada, para a quarta-feira (17), uma conversa com o deputado federal Igor Timo, coordenador da bancada mineira no Congresso Nacional. 

Oficialmente, a agenda servirá para o debate de temas como questões relacionadas à Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) e a demandas da bancada mineira no Congresso Nacional. 

Leia também:

Líder de Zema na Assembleia negocia filiação a outro partido

Comissão intima deputados, dono de imóvel e assessores de Ganem para depor na Câmara de BH

O momento decisivo é agora

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse