Alvo de operação da PF ocupou cargo de confiança em gabinete de vereador do PL em BH

Em nota, o parlamentar afirmou esperar que as investigações corram adequadamente e revelem a verdade dos fatos
fachada cmbh
Foto: Karoline Barreto/CMBH

Uma das 22 pessoas que tiveram sua prisão preventiva decretada nesta quarta-feira (17), em razão da Operação Rejeito da Polícia Federal (PF), o lobista Gilberto Henrique Horta de Carvalho atuou, entre fevereiro e setembro deste ano, no gabinete do vereador belo-horizontino Uner Augusto (PL).

Em nota, o parlamentar afirmou esperar que as investigações corram adequadamente e revelem a verdade dos fatos. Abaixo, o texto na íntegra:

“Tomei conhecimento da operação Rejeito da Polícia Federal pelo jornal O Fator e recebi com tristeza e espanto a notícia da prisão de Gilberto Henrique Horta de Carvalho. Como especialista em análise ambiental e consultor da ONU na área de meio ambiente, Gilberto Carvalho trabalhou no meu gabinete para assessorar em assuntos relacionados ao saneamento básico de Belo Horizonte e propor soluções para a limpeza da Lagoa da Pampulha, tendo participado de várias audiências públicas na Câmara Municipal. Durante o período em que esteve no gabinete, sempre se mostrou um profissional correto e competente. Espero que as investigações corram adequadamente e revelem a verdade dos fatos”, escreveu Uner.

Conforme mostrou O Fator, a operação conjunta da PF com a Controladoria-Geral da União, Ministério Público Federal e Receita Federal resultou na prisão de 22 pessoas e no cumprimento de 79 mandados de busca e apreensão contra uma organização criminosa especializada em fraudar licenciamentos ambientais para mineração irregular em Minas Gerais.

O esquema, que envolve um conglomerado de mais de 40 empresas, já movimentou R$ 1,5 bilhão e mantinha projetos em andamento com potencial econômico superior a R$ 18 bilhões.

O nome de Gilberto Henrique Horta de Carvalho consta no site da Câmara Municipal de Belo Horizonte tendo sua admissão no gabinete de Uner Augusto (PL) oficializada em 1º de fevereiro de 2025. Sua exoneração foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) em 2 de setembro.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse