Aliados, Cleitinho e presidente do Republicanos em Minas têm posições opostas sobre PEC da Blindagem

Senador criticou proposta, aprovada nesta semana pela Câmara com voto de Euclydes Pettersen
senador cleitinho
Senador condenou posição da maioria dos parlamentares mineiros na Câmara. Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Aliados políticos, o senador Cleitinho Azevedo, do Republicanos, e o deputado federal Euclydes Pettersen, presidente do partido em Minas Gerais, têm opiniões antagônicas sobre a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Blindagem, aprovada em dois turnos pela Câmara dos Deputados nesta semana. Pettersen votou a favor do texto, enquanto Cleitinho foi à tribuna da Casa Alta do Congresso Nacional criticar a proposição.

O presidente do Republicanos é o principal fiador da pré-candidatura de Cleitinho ao governo mineiro. Juntos, eles têm participado de reuniões com outras legendas para tratar do tema.

“Vamos nos blindar, vossas excelências? Que medo é esse, vossas excelências? A população brasileira não aceita isso. Até quando a gente vai envergonhar o povo brasileiro? Quem não deve não tem que temer nada”, disse o senador.

Pettersen deu “sim” à PEC nos dois turnos de votação. A Câmara ainda precisa analisar destaques do texto antes de remetê-lo ao Senado. A proposta amplia o foro privilegiado, cria novas regras para a prisão de parlamentares e resgata o voto secreto em decisões sobre a manutenção da detenção em casos de flagrante por crimes inafiançáveis.

O Fator procurou a assessoria de Euclydes Pettersen para comentar o posicionamento de Cleitinho sobre a PEC da Blindagem. Ainda não houve resposta. O espaço segue aberto.

Como votou a bancada mineira?

Pettersen não foi voz isolada na bancada mineira quanto à PEC da Blindagem. Dos 53 deputados do estado, 39 votaram favoravelmente ao texto, com nove manifestações contrárias e quatro ausências. Na votação final, o número de votos favoráveis caiu para 37, enquanto os contrários subiram para 11, mantendo-se quatro ausências.

O deputado André Janones (Avante) não participou de nenhum dos turnos por estar suspenso do mandato até outubro.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse