A secretaria municipal que a Prefeitura de BH considera extinguir

Gabinete do prefeito e secretaria municipal de Governo concentram atribuições da pasta que está desde maio sem responsável nomeado
damião
Secretaria de Relações Institucionais está sem titular há quatro meses, desde a saída de Paulo Lamac (Rede). Foto: Junia Garrido/PBH

O prefeito de Belo Horizonte, Álvaro Damião (União Brasil), transferiu para seu gabinete, nesta terça-feira (23), 17 servidores comissionados da Secretaria de Relações Institucionais. O Fator apurou que Damião considera extinguir a pasta, sem titular desde 26 de maio, quando o ex-vice-prefeito Paulo Lamac, da Rede Sustentabilidade, foi exonerado.

A transferência dos funcionários do setor de Relações Institucionais para o gabinete do prefeito consta no Diário Oficial do Município (DOM). Nos bastidores, a avaliação é que, desde a saída de Lamac, a secretaria vem sendo esvaziada.

As atribuições da secretaria de Relações Institucionais não têm sido transferidas apenas para o gabinete de Damião. Atualmente, parte das tarefas da pasta são conduzidas pela equipe da Secretaria de Governo, liderada por Guilherme Daltro, homem de confiança do chefe do Executivo municipal.

Segundo interlocutores da prefeitura, mesmo durante a gestão de Lamac, integrantes da administração chamavam a pasta de “caneta sem tinta”, em referência à ausência de influência política do setor.

Paulo Lamac era ligado ao ex-prefeito Fuad Noman (PSD). O dirigente foi exonerado da chefia da antiga secretaria municipal de Assuntos Institucionais e Comunicação Social, em outubro de 2024, para dedicar-se exclusivamente a coordenar a campanha à reeleição de Fuad no segundo turno.

Com a reforma administrativa que entrou em vigor neste ano, Lamac passou a responder pelo departamento de Relações Institucionais. Com a morte do ex-prefeito e a posse definitiva de Damião, no entanto, o político da Rede perdeu espaço na Prefeitura de BH.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse