O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), aproveitaram um jantar com empresários nessa segunda-feira (22), na capital paulista, para tratar de temas como a conjuntura política nacional.
Pelo que apurou O Fator, ainda que a conversa não tenha abordado questões específicas como candidaturas ou alianças, Zema e Tarcísio falaram sobre a necessidade de união das forças à direita a fim de evitar a reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Zema é oficialmente pré-candidato ao Palácio do Planalto; Tarcísio, embora afirme publicamente sobre a intenção de buscar a reeleição, é cotado para concorrer ao Executivo federal com a bênção do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que está inelegível.
O jantar palco do encontro dos dois governadores nessa segunda foi organizado pelo Centro de Liderança Política (CLP), comandado pelo cientista político Felipe D’Avila, que disputou a Presidência da República em 2022 pelo Novo. Fechado, o evento contou com um painel com as participações de Zema e Tarcísio, sob a mediação de D’Avila.
Segundo soube a reportagem, Tarcísio e Zema dialogaram antes e depois do debate mediado por D’Avila. Além da política, a dupla conversou sobre questões relacionadas à gestão dos estados.
Sinais de aproximação
O encontro entre os políticos do Novo e do Republicanos é mais um sinal da aproximação entre eles. Zema e Tarcísio têm participado juntos de eventos pelo menos uma vez por semana e costumam conversar recorrentemente.
Ainda conforme a apuração de O Fator, a fase de reaproximação começou em agosto, quando estiveram lado a lado na Festa do Peão de Barretos (SP). Àquela ocasião, Ronaldo Caiado (União Brasil), de Goiás, também bateu ponto.
Tarcísio tem buscado construir pontes de diálogo com outros políticos de direita. O governador de São Paulo entende que o momento é de conversar com figuras de seu campo político, inclusive com aquelas de menor afinidade.
A avaliação é que, se for candidato à Presidência, ele precisará ter bom trânsito junto a outras lideranças a fim de evitar uma divisão de votos entre diferentes chapas.
