A estratégia da Prefeitura de BH para ter uma pasta de Relações Internacionais

Nomeação de Qu Cheng reforça articulações para dar nova configuração a setor que vinha sendo esvaziado no Executivo municipal
qu cheng
Ao lado do secretário municipal de Governo, Guilherme Daltro, chinês naturalizado brasileiro participou de evento do BRICS em julho, no Rio de Janeiro. Foto: Divulgação

A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) prepara a transformação da Secretaria de Relações Institucionais em uma pasta voltada exclusivamente às Relações Internacionais. O primeiro passo foi dado nesta quinta-feira (25), com a nomeação do internacionalista Qu Cheng para chefiar o setor. Chinês naturalizado brasileiro, Cheng atuava como assessor especial do prefeito Álvaro Damião (União Brasil) desde maio.

Por ora, a secretaria seguirá com o nome de Relações Institucionais. Apesar disso, o Executivo já se movimenta para dar ao departamento a tarefa prioritária de atrair novos negócios e oportunidades vindas do exterior. A mudança oficial, contudo, depende de aval da Câmara Municipal.

A extinção da pasta de Relações Institucionais já havia sido noticiada por O Fator. A nomeação de Cheng preenche uma lacuna aberta em maio, com a exoneração do ex-vice-prefeito Paulo Lamac, da Rede Sustentabilidade.

Desde a saída de Lamac, as atribuições da pasta de Relações Institucionais, entre elas a supervisão das dez coordenadorias regionais da Prefeitura, foram assumidas pelo gabinete do prefeito e pela secretaria municipal de Governo.

A “estreia” de Cheng no cargo será justamente em uma missão oficial do prefeito à China. O servidor é um dos responsáveis por construir a agenda que Damião cumprirá no país asiático na primeira semana de outubro. O chefe do Executivo belo-horizontino se encontrará com autoridades políticas e lideranças empresariais chinesas.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse