Por que Fhemig adiou etapa de recursos contra resultado de licitação do Complexo Hospitalar de BH

Consórcio formado por duas empresas de saúde venceu disputa pela construção do empreendimento, projetado para a Gameleira
Foto mostra o projeto do complexo hospitalar
Governo de Minas quer reunir hospitais em complexo na Gameleira. Foto: Governo de Minas/Divulgação

A Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig) adiou, para a sexta-feira (3), o início do prazo para a apresentação de recursos ao resultado do edital do Complexo de Saúde Hospitalar Padre Eustáquio (HoPE), na Gameleira, em Belo Horizonte. A etapa recursal estava prevista para começar no último dia 26.

O Fator apurou que o adiamento aconteceu porque a B3, Bolsa de Valores que promoveu o leilão para a construção do empreendimento, pediu mais tempo para concluir a ata da concorrência. A disputa, ocorrida no dia 19 deste mês, foi vencida pelo Consórcio Saúde Hope, formado pelas empresas Integra Brasil, Oncomed Centro de Prevenção e Tratamento de Doenças Neoplásicas e B2U Participações.

O complexo hospitalar será construído na forma de parceria público-privada (PPP). A oferta do Consórcio Saúde Hope foi de R$ 286 milhões, com deságio de 13,03% sobre o valor-base do edital. 

Antigo Galba Veloso

O empreendimento de saúde ficará no perímetro do antigo Hospital Galba Veloso, na Gameleira. Quando o complexo estiver pronto, aglutinar os serviços do Hospital Alberto Cavalcanti, do Hospital Eduardo de Menezes, da Maternidade Odete Valadares e do Hospital Infantil João Paulo II.

A área terá, ainda, atividades referentes ao laboratório central de análises clínicas da Fundação Ezequiel Dias (Funed). 

O contrato prevê valor total de R$ 2,4 bilhões ao longo dos 30 anos de concessão, com data-base de março de 2025. A estrutura oferecerá 532 leitos, incluindo 110 de UTI, além de 13 salas cirúrgicas distribuídas em mais de 60 consultórios.

Pelos termos do projeto, o complexo manterá as especialidades existentes – pediatria, infectologia, saúde da mulher, oncologia e dermatologia sanitária – e incorporará oncologia infantil, cirurgias pediátricas, onco-hematologia, tratamento de doenças do sangue, transplante de medula óssea e tratamento de endometriose.

Leia também:

Moraes nega transferência de presídio pedida por condenada pelo 8/1 detida no Aeroporto de Confins

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse