Aécio e Perillo faltam a ato de filiação de Ciro ao PSDB

Após ter sido eleito governador do Ceará em 1990, ex-presidenciável disputou o Palácio do Planalto por quatro vezes
ciro gomes
Ciro retorna ao PSDB após 30 anos de distanciamento político e duras críticas à legenda. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Próximo presidente do diretório nacional do PSDB, o deputado federal Aécio Neves (MG) não compareceu ao evento de filiação do ex-presidenciável Ciro Gomes, em Fortaleza (CE), nesta quarta-feira (22). O ex-governador goiano Marconi Perillo, que entregará o comando da legenda a Aécio no mês que vem, também não participou.

Nos últimos dias, lideranças tucanas apontaram a O Fator que a atuação de Ciro no PSDB deve ficar restrita ao Ceará. Ex-ministro da Fazenda, ele estava no PDT e é cotado para concorrer ao governo daquele estado.

A decisão de restringir Ciro ao Ceará acontece porque desde a candidatura presidencial de 2002, pelo antigo PPS, tornou-se comum ouvir dele a avaliação de que o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) “quebrou o país três vezes”, em referência aos acordos celebrados pelo governo brasileiro com o Fundo Monetário Internacional (FMI) em 1998, 2001 e 2002.

A narrativa ácida contra o único presidente eleito pelo partido acompanhou Ciro em toda sua trajetória política, inclusive durante suas duas corridas presidenciais mais recentes, em 2018 e 2022, já pelo PDT.

Fontes ligadas ao ninho tucano consideram que, caso seja confirmada no próximo ano, a candidatura do ex-ministro ao governo do Ceará resolverá dois problemas.

O primeiro é que por já haver sido prefeito de Fortaleza e governador do estado, Ciro é naturalmente um candidato viável para o posto. O segundo é que dirigentes da sigla não terão de se preocupar em repaginar o discurso “cirista” acerca do histórico do partido em nível nacional.

A reportagem buscou contato com Aécio Neves para obter comentários a respeito da ausência. O espaço segue aberto.

Leia também:

Prefeito de Sabará prepara saída do Republicanos após desgaste interno

STF marca, pela terceira vez, julgamento sobre reabertura de inquérito contra deputado mineiro

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse