A prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), foi uma das vencedoras do Prêmio Transparência e Fiscalização Pública 2025, concedido pela Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara dos Deputados. A escolha, anunciada nessa quarta-feira (22), colocou a cidade da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) entre os municípios nacionalmente reconhecidos por práticas de controle e abertura de dados na administração pública.
Contagem venceu a premiação na categoria “Governamental Municipal”, que reúne administrações que adotam mecanismos de acompanhamento e controle acessíveis à população.
Entre as iniciativas reconhecidas, está o Decide Contagem, site que permite a votação popular em processos internos e conferências; o Portal de Dados Abertos, com informações orçamentárias e contratuais; e o “Aqui Tem Remédio”, ferramenta que permite consultar medicamentos disponíveis na rede pública.
“Transparência é um dever do poder público e um direito do cidadão”, resumiu Marília Campos, ao comentar o prêmio.
A entrega do prêmio ocorrerá em 9 de dezembro, em sessão solene no plenário da Câmara, em Brasília (DF).
Contagem é hoje a única cidade mineira integrante da Open Government Partnership (OGP), rede internacional que reúne governos com práticas de transparência e cocriação de políticas públicas.
Firjan também coloca Contagem no topo da gestão fiscal em Minas
O reconhecimento em Brasília se soma a outro indicador recente. No início de outubro, a Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan) divulgou o Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF) 2025, que colocou Contagem na primeira posição entre as 15 maiores cidades de Minas Gerais.
Com nota 0,9220, o município liderou o ranking estadual e ficou à frente de Belo Horizonte, Uberaba, Juiz de Fora e Montes Claros. O levantamento, que usa dados de 2024, mede o desempenho das prefeituras em quatro frentes: autonomia financeira, gasto com pessoal, liquidez orçamentária e investimentos.
