A Prefeitura de Belo Horizonte abriu licitação para o aluguel de uma embarcação turística na Lagoa da Pampulha entre dezembro deste ano e fevereiro de 2026. Com valor estimado de R$ 1,6 milhão, o pregão eletrônico da Empresa Municipal de Turismo de Belo Horizonte S/A (Belotur) foi publicado na edição desta quarta-feira (5) do Diário Oficial do Município (DOM). A sessão pública de lances será inaugurada dia 19 de novembro, às 9 horas.
Caso o valor do processo administrativo seja confirmado, o Executivo municipal irá investir R$ 18,8 mil por cada um dos 90 dias previstos de duração do contrato. A gestão liderada pelo prefeito Álvaro Damião (União Brasil) trabalha em parceria com o Ministério do Turismo para anunciar uma série de atividades turísticas e culturais para o mês de dezembro, quando a capital mineira completará 128 anos de fundação.
Conforme mostrou O Fator, a navegação turística na Lagoa da Pampulha é alvo de uma disputa política entre a Prefeitura de Belo Horizonte e o governo de Minas Gerais.
Em 25 de setembro, o Executivo municipal informou à reportagem que seria o Poder responsável por conduzir a implementação das embarcações no espelho d’água. O posicionamento da prefeitura ocorreu um dia após o vice-governador Mateus Simões (Novo) e a secretária de Estado de Cultura e Turismo, Bárbara Botega, anunciarem a intenção de iniciar as viagens turísticas entre dezembro deste ano e janeiro de 2026. Ao tratar do tema, Botega afirmou que os recursos para viabilizar a atração já estão garantidos.
Já no dia 5 de outubro, Damião convidou vereadores e secretários municipais para um passeio em uma embarcação normalmente utilizada por servidores que atuam em operações de limpeza e manutenção da lagoa.
O Fator procurou a Prefeitura de Belo Horizonte para obter detalhes sobre a abertura da licitação. O espaço está aberto.