Presidente do PT mineiro não vai participar do ato de filiação de Kalil ao PDT

Dirigentes da sigla ainda esperam por novas movimentações do senador Rodrigo Pacheco (PSD)
Leninha
Leninha ocupa também a vice-presidência da Assembleia Legislativa. Foto: Guilherme Bergamini/ALMG

Presidente do PT em Minas Gerais, a deputada estadual Leninha não participará do ato de filiação do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil, ao PDT, nesta quinta-feira 6). A ausência foi confirmada por Leninha a O Fator após o cancelamento da visita do presidente nacional do partido, Edinho Silva, a BH.

Conforme mostrou O Fator, Edinho decidiu não vir a Belo Horizonte em razão da morte do ex-deputado federal petista Paulo Frateschi (SP). O dirigente tinha presença confirmada em um jantar com correligionários, além de reuniões com representantes de legendas como Psol, PCdoB, PDT e PSB.

Os velhos e os novos embaraços

Interlocutores do PT mineiro ouvidos pela reportagem, no entanto, afirmaram que a ausência de Leninha funciona também como um pé no freio nas articulações, por parte de uma parcela do diretório petista em Minas, para se reaproximar do ex-prefeito de BH, que concorreu ao Palácio Tiradentes com o apoio da legenda em 2022.

A reportagem apurou, nos bastidores, que o mal-estar das lideranças petistas com o ex-prefeito de BH vai além de questões remanescentes da última eleição.

Kalil reinicia a relação com dois embaraços para superar. O primeiro é que chegou ao conhecimento dos petistas que ele já teria manifestado que não gostaria de ter um candidato a vice indicado pelo PT em uma eventual candidatura ao governo. Em 2022, o ex-deputado estadual André Quintão foi o companheiro de chapa do ex-prefeito.

O segundo é que Kalil teria tentado que a reunião com Edinho Silva em BH acontecesse sem a presença de integrantes da direção do PT mineiro.

O ex-prefeito vem tentando se colocar como plano B do PT para o caso de o senador Rodrigo Pacheco (PSD) — cuja candidatura ao Palácio Tiradentes é defendida publicamente pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva — não dispute o pleito.

Leia também:

Juíza manda ação por peculato dos ‘fura-filas’ da vacina para o TJMG

Mais jogos que em 2014 e seleções hospedadas no interior: o plano de Minas para a Copa do Mundo Feminina

Juiz manda secretários de prefeitura mineira devolverem 13º salário considerado ilegal

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse