O pré-candidato de Bruno Engler ao Senado pelo PL de Minas

Deputado estadual indicou nome que pretende apoiar na corrida pela Casa Alta do Congresso Nacional
O deputado Bruno Engler
O deputado estadual Bruno Engler. Foto: Henrique Chendes/ALMG

O deputado estadual Bruno Engler, do PL, vai apoiar a pré-candidatura do correligionário Cristiano Caporezzo ao Senado Federal. O endosso de Engler à empreitada do colega de bancada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), pelo que apurou O Fator, será divulgado na semana que vem.

Os dois preparam a divulgação de um vídeo para a oficialização da aliança.

“Caporezzo tem todo o meu apoio, até porque sei que é uma pessoa que é fiel a nossos valores, a nossos princípios e ao presidente (Jair) Bolsonaro”, diz Engler na gravação, vista por O Fator. A equipe de Caporezzo confirmou a veracidade do material.

O PL mineiro tem diversos pré-candidatos ao Senado. Além de Caporezzo, estão no páreo nomes como os deputados federais Domingos Sávio e Eros Biondini. O vereador belo-horizontino Vile dos Santos e o influenciador Marco Antônio Costa, chamado de “Superman”, também anunciaram a intenção de buscar a indicação do partido para concorrer à Casa Alta do Congresso Nacional.

No material gravado para anunciar o apoio ao colega de Parlamento, Engler lembra a trajetória com Caporezzo no grupo Direita Minas.

“Participei da ida dele para (a Câmara de) Uberlândia, em sua primeira candidatura a vereador. Ele, agora, é colega de bancada e esteve com nosso líder maior, nosso capitão Jair Bolsonaro, e recebeu do capitão as bênçãos e o apoio à sua pré-candidatura ao Senado Federal”, pontuou.

Crença em duas candidaturas

Citada por Engler, a reunião entre Bolsonaro e Caporezzo aconteceu no fim do mês passado. Àquele momento, o pré-candidato ao Senado assegurou ter recebido do ex-presidente da República a indicação de que o partido terá, em solo mineiro, uma chapa com dois postulantes na disputa pelas vagas na Casa Alta. Nesse cenário, o deputado estadual seria um dos componentes da chapa.

Nesta sexta-feira (7), a O Fator, Caporezzo afirmou que a sinalização de Bolsonaro sobre um palanque com duas candidaturas ao Senado pelo PL de Minas foi emitida pela primeira vez em julho deste ano.

“O nosso presidente mineiro do partido, Domingos Sávio, pessoa que respeito e com quem tenho boa relação, estava comigo na sala do Bolsonaro, no início do mês de julho, ou seja, após a visita ao vice-governador Mateus Simões (PSD), e que o Bolsonaro falou para nós dois – com todas as letras – que pretendia lançar duas vagas para o Senado em Minas Gerais”, pontuou.

O encontro entre Bolsonaro e o vice de Romeu Zema (Novo) a que Caporezzo faz menção aconteceu em junho. À ocasião, para uma plateia formada por filiados ao PL, o ex-presidente falou que a legenda cogitava a possibilidade de lançar apenas um candidato ao Senado, formando dobradinha com um nome indicado por outra agremiação à direita.

“Vamos escolher um — é o que está previsto hoje — candidato ao Senado. Todos estão na parada. O que peço a vocês: quando esse um for escolhido, por critério técnico, que fechem nesse candidato. Vamos fazer no mínimo um (senador) federal nosso pelo PL. O outro (candidato), vamos conversar com Mateus Simões, Zema e outros partidos”, projetou, àquele momento.

Mateus Simões, cabe ressaltar, busca o apoio do PL à sua pré-candidatura ao governo estadual. Se estiverem na chapa liderada pelo PSD, os liberais terão apenas um concorrente ao Senado, uma vez que o vice de Zema já sinalizou que um de seus nomes na disputa legislativa será o secretário de Estado de Governo, Marcelo Aro (PP).

Presidente prega cautela

A reportagem procurou Domingos Sávio por ocasião do comentário de Caporezzo a respeito do plano de Bolsonaro de ter duas candidaturas ao Senado.

Sávio afirmou que a palavra final será dada pela direção nacional do PL. O deputado federal reiterou ter colocado o nome à disposição para concorrer ao cargo, mas ressaltou que enxerga em outros correligionários a capacidade de pleitear o cargo.

Leia também:

MDB de Minas lança pré-candidatura de Maria Lúcia Cardoso ao Senado

Mendonça manda Justiça mineira aguardar decisão do STF em recurso da ALMG sobre piso da educação

Dinheiro e o pensamento crítico

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse