A Comissão de Finanças da Câmara acaba de convidar o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, para uma audiência pública.
O requerimento foi apresentado pelo presidente da comissão, Rogério Correia (PT-MG), na quarta passada (12) – portanto, antes de a PF prender o dono do Banco Master, Daniel Vorcaro, o que aconteceu na noite de ontem (17) no aeroporto de Guarulhos.
No começo de setembro, o Banco Central reprovou a compra do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB). Essa rejeição foi uma derrota para o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), que queria a compra. Antes, os deputados distrititais da Câmara Legislativa do DF haviam aprovado a compra por 14 votos a 7, em projeto enviado por Ibaneis em regime de urgência
O texto de Correia cita a queda recente da inflação e conclui que “desejamos ouvir a leitura do Sr. Gabriel Galípolo sobre esses movimentos da economia brasileira e compreender como o Banco Central pode continuar atuando em prol do desenvolvimento econômico sustentável do país” – ou seja, baixar os juros.
A data da audiência com Galípolo ainda será marcada.