A presidente do PT de Minas Gerais, deputada estadual Leninha, conversa nesta semana com as bancadas do partido na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Em pauta, a posição da legenda na sucessão do governador Romeu Zema (Novo) e o palanque a ser construído em Minas para a reeleição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois encontros serão acompanhados pelas prefeitas de Contagem, Marília Campos, e de Juiz de Fora, Margarida Salomão.
Na tarde desta terça-feira (25), Leninha, Marília e Margarida se reunirão em Brasília (DF) com a bancada federal do partido. Já na quarta-feira (26), o encontro será em Belo Horizonte com os deputados estaduais, com a executiva petista em Minas e com o presidente nacional da sigla, Edinho Silva.
Conforme mostrou O Fator, o ex-prefeito de Araraquara tem uma conversa agendada nesta terça na capital mineira com o ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil (PDT). Kalil é apontado como alternativa ao governo do estado por correntes internas do PT, já que o nome publicamente defendido pelo presidente Lula, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), ainda não se colocou oficialmente para a disputa.
Já a prefeita Marília Campos, também citada por grupos petistas para o governo, vem conversando com aliados sobre a possibilidade de concorrer a uma cadeira no Senado;
De acordo com interlocutores do partido, o PT deve intensificar também nas próximas semanas as conversas com os diretórios mineiros do PSB e do MDB.
Os emedebistas, cabe lembrar, lançaram a pré-candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, ao Palácio Tiradentes.