O que estará em debate nos encontros desta semana da direção estadual do PT

Petistas caminham para definir apenas em 2026 nomes que terão apoio do partido na chapa majoritária
leninha
Deputada busca intensificar as conversas do PT mineiro com partidos aliados do presidente Lula. Foto: Daniel Protzner/ALMG

A presidente do PT de Minas Gerais, deputada estadual Leninha, conversa nesta semana com as bancadas do partido na Câmara dos Deputados e na Assembleia Legislativa. Em pauta, a posição da legenda na sucessão do governador Romeu Zema (Novo) e o palanque a ser construído em Minas para a reeleição do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Os dois encontros serão acompanhados pelas prefeitas de Contagem, Marília Campos, e de Juiz de Fora, Margarida Salomão.

Na tarde desta terça-feira (25), Leninha, Marília e Margarida se reunirão em Brasília (DF) com a bancada federal do partido. Já na quarta-feira (26), o encontro será em Belo Horizonte com os deputados estaduais, com a executiva petista em Minas e com o presidente nacional da sigla, Edinho Silva.

Conforme mostrou O Fator, o ex-prefeito de Araraquara tem uma conversa agendada nesta terça na capital mineira com o ex-prefeito de BH, Alexandre Kalil (PDT). Kalil é apontado como alternativa ao governo do estado por correntes internas do PT, já que o nome publicamente defendido pelo presidente Lula, o senador Rodrigo Pacheco (PSD), ainda não se colocou oficialmente para a disputa.

Já a prefeita Marília Campos, também citada por grupos petistas para o governo, vem conversando com aliados sobre a possibilidade de concorrer a uma cadeira no Senado;    

De acordo com interlocutores do partido, o PT deve intensificar também nas próximas semanas as conversas com os diretórios mineiros do PSB e do MDB.

Os emedebistas, cabe lembrar, lançaram a pré-candidatura do ex-presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Gabriel Azevedo, ao Palácio Tiradentes.

Leia também:

CNN encerra 2025 como maior canal de notícias do país

A cidade mineira que terá de cobrir rombo previdenciário causado por investimento no Master

Por que Minas vai receber R$ 30 milhões de pacote federal para enfrentamento a desastres climáticos

Veja os Stories em @OFatorOficial. Acesse